quarta-feira, 11 de maio de 2022

A Mão

Título no Brasil: A Mão
Título Original: The Hand
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Oliver Stone
Elenco: Michael Caine, Andrea Marcovicci, Annie McEnroe, Rosemary Murphy, Bruce McGill, Viveca Landfors

Sinopse:
Desenhista e cartunista talentoso sofre um grave acidente de carro e em decorrência dos ferimentos precisa amputar sua mão. Longe do corpo, a sua mão começa a cometer diversos crimes contra pessoas que o perseguiram no passado.

Comentários:
Oliver Stone ainda era um jovem diretor em busca de seu lugar ao sol em Hollywood quando dirigiu esse estranho suspense chamado "A Mão". A história à primeira vista pode soar completamente absurda (diria até risível), mas Stone já demonstrava sinais precoces de seu talento como cineasta, o mesmo que iria se consagrar alguns anos depois. O filme exibe um visual sujo, escuro, quase sufocante. Michael Caine, um ator que praticamente nunca fez terror em sua carreira, se sai surpreendentemente bem. Ele interpreta muito bem esse personagem que por fora para ser um sujeito legal e boa praça, mas que por dentro é um poço sem fundo de ódio contra as outras pessoas. Então deixo a dica, em especial para quem aprecia o talento de Oliver Stone, aqui no começo de sua carreira como diretor de cinema.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. A Mão
    O Terror de Oliver Stone
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Terror regular com final "surpresa"...Oliver Stone faz uma ponta como um mendigo ,rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti esse filme pela primeira vez na saudosa Sessão de Gala dos anos 80. Era bem o tipo de filme que passava na época...

    ResponderExcluir
  4. Havia uma sátira da revista MAD dessa época que ironizava o fato do Michael Cane fazer qualquer filme para ganhar dinheiro e num quadrinho aparecia ele em desenho falando "eu não dou autógrafos, eu os vendo". O interessante é que depois de velho ele ganhou uma aura cult de excelente ator de grandes produções, como o "Batman Cavaleiro das Trevas", por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Oliver Stone só iria virar referência anos depois. No caso aqui era mais um filme "topa tudo por dinheiro" para a reputação do Caine, que de bobo nunca teve nada!

    ResponderExcluir