terça-feira, 31 de maio de 2022

Obi-Wan Kenobi

Mais uma série "Star Wars". Desde que a Disney comprou os direitos autorais dessa franquia, o novo estúdio tem se dedicado sabiamente a produzir séries como essa. Primeiro tivemos "O Mandaloriano", depois surgiu "O Livro de Boba Fett". Agora temos temos essa nova série que explora um dos personagens mais conhecidos dos filmes para o cinema. Estou me referindo ao mestre jedi Obi-Wan Kenobi. O primeiro acerto dos produtores foi contratar o ator Ewan McGregor para trabalhar na série. Não poderia ser diferente, uma vez que ele interpretou esse jedi na segunda trilogia para o cinema. Nos filmes ele tentava ensinar a um jovem Anakin o segredos da força, mas falhava em sua missão, surgindo daí o personagem Darth Vader. Agora com essa série, temos uma continuação dessa história. 

A história nessa série se passa no planeta Tatooine, aquele lugar deserto e inóspito onde vive Luke Skywalker. Garoto, Luke é protegido em uma distância segura pelo jedi, que vive no deserto de forma incógnita e anônima, pois o Império caça os cavaleiros da ordem jedi. Seu disfarce de pessoa comum é colocado à prova quando caçadores imperiais chegam no planeta. Um plano do Império também rapta a garotinha Leia, justamente para que Obi-Wan Kenobi saia de sua toca. Gostei bastante do primeiro episódio, penso inclusive que essas séries "Star Wars" superam até mesmo os últimos filmes para o cinema. Acredito inclusive que esse é o caminho certo a seguir pela franquia "Star Wars" daqui em diante. Se as séries são tão boas e os filmes tão irregulares, que a Disney venha mesmo a produzir mais séries. O que vale no caso é a qualidade e não o meio em que as produções são lançadas. 

Obi-Wan Kenobi (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow / Roteiro original criado por George Lucas / Elenco: Ewan McGregor, Rupert Friend / Sinopse: Um cavaleiro da ordem Jedi é perseguido pelo poderoso Império galáctico. Para fugir da morte e proteger um jovem que carrega o poder da força, ele se esconde em um pequeno planeta perdido e desértico nos confins do universo.

Pablo Aluísio.


Guia de Episódios - Obi-Wan Kenobi:

Obi-Wan Kenobi 1.02 - Part II - Para alegria dos fãs de Star Wars, Obi-Wan Kenobi está de volta. Ele desenterra seu sabre de luz no meio do deserto, daquele planeta inóspito. Seu objetivo passa a ser recuperar a jovem Princesa Lea, que foi raptada por mercenários a mando do Império. Claro tudo foi orquestrado e planejado com o objetivo mesmo de atrair Obi-Wan Kenobi, pois assim ele sairia do esconderijo onde se encontrava. Nesse episódio há um momento interessante muito curioso para os fãs dessa saga, que começou no cinema e agora está tomando o mundo das séries. Acontece quando  Kenobi descobre que Anakin Skywalker está vivo, agora respondendo pelo nome de Dark Vader. Um vilão completamente entregue para o lado negro da força. O próprio Obi-Wan Kenobi  sente na pele, pois é uma derrota pessoal uma vez que ele treinou Anakin no passado. Algo que ele sente profundamente.  / Obi-Wan Kenobi 1.02 - Part II (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow.

Obi-Wan Kenobi 1.03 - Part III
Nesse episódio o vilão Darth Vader finalmente entra em campo, sai a caça do mestre Jedi no pequeno planeta árido onde ele tenta se esconder das forças do Império. Para a sua surpresa acaba sendo ajudado justamente por uma oficial imperial, uma rebelde infiltrada nas fileiras no mal. Uma cena particularmente engraçada acontece quando Ben e Leia sobem um caminhão de transporte de mineração e acabam tendo como companhia uma tropa de soldados do Império. Embora seja procurado nos quatro cantos do universo, aqueles soldados nem desconfiam que o que eles procuram está bem na sua frente! Essa série tem sido malhada entre fãs de Guerra nas Estrelas. Até agora não tenho achado ruim de jeito nenhum, tem me agradado, é um bom divertimento Claro, olhando tudo sem fanatismos! / Obi-Wan Kenobi 1.03 - Part III (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow / Elenco: Artistas
Ewan McGregor, Kumail Nanjiani.

Obi-Wan Kenobi 1.04 - Part IV
Esse episódio mostra bem que a série Obi-Wan Kenobi está se arrastando. Os roteiros não são muito bons em termos técnicos. Esse roteiro, por exemplo, não é nenhum pprimor. Obi-Wan Kenobi invade uma base do Império ao lado de poucos rebeldes. Entre eles está uma ex-Oficial do Império, que agora se tornou traidora. Nada muito inspirador. É muito improvável que eles tivessem êxito em uma missão como essa. Forçaram a barra demais, senhores roteiristas! Para os fãs da antiga trilogia, Darth Vader está de volta! Como sempre, ele vem para impor hierarquia e ordem na base da violência entre seus subordinados. Eu acredito que a série tem despertado muitas críticas, justamente por causa dos fracos roteiros. Muitos deles deixam muito a desejar. / Obi-Wan Kenobi 1.04 - Part IV (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow / Elenco: Ewan McGregor, Indira Varma, Vivien Lyra Blair.

Obi-Wan Kenobi 1.05 - Part V
Obi-Wan Kenobi consegue salvar a garotinha Leia. E a leva de volta para seus pais. Só que Darth Vader não vai acertar tão fácil esse acontecimento. Ele parte com seu cruzador espacial em busca do seu velho mestre, agora inimigo mortal. Ele quer a sua vingança. Esse episódio é todo baseado na rivalidade entre Darth Vader e Obi-Wan Kenobi. O que começou como uma relação de mestre e aluno, acabou desandando para uma situação de vida ou morte. Os dois não conseguem viver no mesmo universo. Esse episódio também faz uma ligação com os filmes da segunda trilogia de lançada no cinema. Quem não viu os filmes vai ficar um pouco perdido. É uma boa chance, assim, de fazer uma revisão. Ou então assistir pela primeira vez os filmes de George Lucas, episódios 1, 2 e 3. / Obi-Wan Kenobi 1.05 - Part V (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow / Elenco: Ewan McGregor, Moses Ingram, O'Shea Jackson Jr.

Obi-Wan Kenobi 1.06 - Part VI
E assim chegamos ao final de mais uma série da parceria Disney e a marca Star Wars. Como todos sabemos, foi bem criticada no Estados Unidos. Recebeu poucos elogios da crítica especializada e dos fãs. Eu não achei tão desastroso assim, embora reconheça que há vários problemas. E o que acontece no final dessa série? Como era de se esperar, temos um grande duelo envolvendo o personagem principal e o vilão Darth Vader. Não deixa de ser interessante rever esses dois personagens tão simbólicos lutando com seus sabres de luz. São antigos personagens icônicos da história do cinema. Pena que não capricharam muito no quesito roteiro. Esse é o calcanhar de Aquiles desta série. Nenhum roteiro de nenhum episódio se sobressai. E tudo, assim, se torna muito banal. / Obi-Wan Kenobi 1.06 - Part VI (Estados Unidos, 2022) Direção: Deborah Chow / Elenco: Ewan McGregor, Moses Ingram, Vivien Lyra Blair.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. O incrível é que o Luke Skywalker.consegiu perder o protagonismo dessa série, não pra um, mas pra dois coadjuvantes, o Ham Solo e também para o Obi Wan Kenobi. Dizem que por culpa do ator que fez o Lule e era fraco.

    ResponderExcluir
  2. Ele foi ofuscado por vários personagens. Guerra nas estrelas é um daqueles filmes com vasta Galeria de personagens interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado
    Obi-Wan Kenobi 1.02 - Part II
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado
    Obi-Wan Kenobi 1.03 - Part III
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado
    Obi-Wan Kenobi 1.04 - Part IV
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado
    Obi-Wan Kenobi 1.05 - Part V
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado
    Obi-Wan Kenobi 1.06 - Part VI
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir