Mais um filme da Netflix. Aqui temos dois países em guerra. Nunca são identificados pelo roteiro. Apenas sabemos que um país A invadiu um país B, destruindo tudo por onde passou. A protagonista do filme é uma mãe que é separada de sua filha adolescente. Para que a garota continue viva, a mãe precisa se alistar no exército invasor. Essa história me lembrou demais a atual guerra da Ucrânia. Os povos são eslavos, embora não sejam identificados de forma concreta. As cidades parecem as que foram destruídas na Ucrânia. Os invasores são tão brutais quanto os russos. E não podemos ignorar que esse filme é sueco. Que país a Rússia andou ameaçando de invasão e ataque recentemente? Sim, a Suécia. As pedras vão se encaixando aos poucos. De qualquer forma deixemos isso de lado.
A mãe, chamada Caroline Edh (Noomi Rapace), feita agora tenente do exército opressor, precisa participar de uma missão suicida. Ela precisa levar ao lado de seu pelotão duas cápsulas contendo um vírus mortal. Obviamente serão usadas como armas biológicas contra os inimigos. Só que para isso terá que passar por um grande mar congelado situado dentro das linhas inimigas. E vão fazer isso usando patins. É viver ou morrer. O nome da missão? Caranguejo Negro. Eu gostei desse filme. Há uma crueza envolvida e excelentes cenas de ação. O mundo é distópico, sem esperança. Em minha opinião pareceu ser mesmo uma alegoria do que acontece na Ucrânia invadida. Só espero que nesse mundo distópico os russos também sejam derrotados.
Caranguejo Negro (Svart krabba, Suécia, 2022) Direção: Adam Berg / Roteiro: Adam Berg / Elenco: Noomi Rapace, Jakob Oftebro, Dar Salim / Sinopse: Em um país invadido por uma potência militar estrangeira seis militares de um pequeno pelotão precisam atravessar as linhas inimigas para levar duas cápsulas contendo um vírus mortal. Essas cápsulas serão usadas como armas biológicas no campo de batalha.
Pablo Aluísio.
Caranguejo Negro
ResponderExcluirSvart krabba
Pablo Aluísio.
Caranguejo Negro, Covid 19, invasão da Ucrânia pela Russia. Nunca tudo esteve tão real.
ResponderExcluirExatamente. Interpretei esse filme como uma resposta dos suecos contra os russos. A Suécia em breve vai entrar na OTAN. A Rússia ameaçou a Suécia se isso acontecer. Vamos ver no que vai dar.
ResponderExcluir