sexta-feira, 6 de maio de 2022

O Retorno do Soldado

Título no Brasil: O Retorno do Soldado
Título Original: The Return of the Soldier
Ano de Produção: 1982
País: Reino Unido
Estúdio: Barry R. Cooper Productions
Direção: Alan Bridges
Roteiro: Hugh Whitemore
Elenco: Julie Christie, Glenda Jackson, Ann-Margret, Alan Bates, Ian Holm, Hilary Mason

Sinopse:
Oficial inglês retorna para seu país após lutar na guerra. Ele começa a apresentar sequelas, resultando em perda de memória recente. Só que se lembra bem de fatos mais antigos, inclusive de sua primeira namorada. O problema é que o tempo passou e ela se tornou uma mulher casada. Sua paixão porém renasce quando a reencontra.

Comentários:
Não é um filme de guerra como pode parecer supor seu título. Na verdade é um drama romântico muito elegante, com ótima produção de época. O protagonista é um homem torturado pelos anos que passou na guerra. De volta para a Inglaterra, ele quer esquecer das atrocidades que viu no campo de batalha. Ele só consegue lembrar bem dos fatos de sua juventude e adolescência e se revela ainda apaixonado pela sua primeira namorada. Ela se encontra casada e não pode corresponder à sua paixão, criando uma controvérsia na comunidade onde vive. O grande destaque do elenco é a presença da atriz Julie Christie. Em elegantes figurinos, ela ainda continuava uma mulher bela e charmosa, mesmo após muitos anos de interpretar Lara, sua personagem mais famosa do clássico "Dr. Jivago".

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Drama & Romance
    O Retorno do Soldado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Me chamou a atenção a presença da Ann-Margret que depois de 18 anos do seu maior sucesso na carreira, Viva Las Vegas seguia no cinema. A poucos dias a vi no filme Despedida em Grande Estilo (2017), em que três velhos, Morgan Freeman, Michael Cane e Alan Arkin, resolvem assaltar um banco e a Ann Margret praticamente obriga o Alan Arkin a namorá-la. Ainda não parece uma velhinha, está cheia de vida.

    ResponderExcluir
  3. Ela teve uma carreira consistente no cinema. Tinha brilho próprio. Não tem nem comparação com outras estrelinhas que fizeram filmes com Elvis. Foi uma atriz com longa filmografia. Merece todos os aplausos.

    ResponderExcluir