sexta-feira, 6 de maio de 2022

Morte no Nilo

Agatha Christie está de volta aos cinemas com essa nova versão de um de seus livros mais populares. Sempre que ouço falar nessa obra me lembro imediatamente do filme original clássico de 1978. Sempre gostei muito desse filme dirigido por John Guillermin. O elenco era cheio de veteranos, com destaque muito especial para Peter Ustinov como um impagável Hercule Poirot, um dos personagens mais carismáticos e queridos da literatura de Agatha Christie. Quem o interpreta nessa nova versão é o ator e diretor Kenneth Branagh. Ele se sai bem, é um profissional dos mais competentes, mas devo dizer que ainda prefiro o bonachão Ustinov que segue sendo imbatível como o detetive. Agora, em termos de produção e capricho na direção de arte essa nova versão se sai melhor. Pesos e contrapesos, como sempre acontece quando comparamos versões cinematográficas diversas de um mesmo livro para o cinema.

No enredo um grupo de turistas ingleses parte para uma viagem no Rio Nilo. Esperam visitar os grandes monumentos históricos dos tempos dos faraós, do Egito antigo. O filme tem belas cenas desses pontos, mas infelizmente a produção optou muitas vezes pela computação gráfica, o que achei um certo exagero. No barco as coisas começam bem. Todos bem animados e interessados pela viagem. A paz e tranquilidade porém é quebrada quando uma rica herdeira é assassinada. Ela estava curtindo sua lua de mel. A partir daí Hercule Poirot terá que fazer jus a sua fama, descobrindo a verdadeira identidade do assassino que se encontra na viagem, no meio daqueles turistas. Roteiro bem escrito, clima agradável e boa produção garantem o interesse dessa nova versão. Em meu ponto de vista sua grande finalidade é mesmo apresentar Agatha Christie para toda uma nova geração de cinéfilos e leitores. Nesse aspecto o filme cumpre perfeitamente seu papel.

Morte no Nilo (Death on the Nile, Estados Unidos, 2022) Direção: Kenneth Branagh / Roteiro: Michael Green, baseado na obra original escrita por Agatha Christie / Elenco: Kenneth Branagh, Annette Bening, Tom Bateman, Emma Mackey, Gal Gadot, Rose Leslie, Sophie Okonedo, Jennifer Saunders, Letitia Wright, Dawn French, Armie Hammer, Russell Brand / Sinopse: Três pssoas são assassinadas durange uma viagem de turismo no Rio Nilo. Quem seria o assassino ou assassinos? Mais uma complicada investigação para o detetive Hercule Poirot.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Morte no Nilo
    Death on the Nile
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Agatha Christie nunca conseguiu me pegar. Meu irmão gostava muito dela, mas eu, por algum motivo, não. Nem as estórias, personagens, nada, nem em livros, nem no cinema e, muito menos, do Hercule Poirot, seu indefectível detetive em todas as estórias. Ao contrário do Arthur Connan Doyle que eu li e assisti quase tudo, gosto de tudo, do detetive a até do vilão James Moriarty.
    Eu não sei porque a Agatha Christie não me encanta, e olhe que eu já li tudo da Patricia Highsmith que pra muitos é intragável. Gosto é um negocio esquisito.

    ResponderExcluir
  3. Li muito Agatha Christie na adolescência. Saiu uma série de livros com produção editorial caprichada. Li muitos desses livros. Hoje em dia não leio mais, faz tempo que li. Acho acima de tudo divertido.

    ResponderExcluir