quarta-feira, 18 de maio de 2022

O Embaixador

Título no Brasil: O Embaixador
Título Original: The Ambassador
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Northbrook Films
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: Ronald M. Cohen
Elenco: Robert Mitchum, Ellen Burstyn, Rock Hudson, Donald Pleasence, Fabio Testi, Chelli Goldenberg

Sinopse:
O embaixador dos Estados Unidos em Israel tenta construir um acordo de paz entre judeus e palestinos, mas nesse processo acaba virando alvo de grupos extremistas e terroristas, colocando sua vida em risco. Roteiro baseado no romance escrito por Elmore Leonard.

Comentários:
Rock Hudson já estava com AIDS quando viajou para o deserto de Isreal para trabalhar nesse thriller político. Ele queria voltar ao cinema após ter algumas experiências na TV. Esse seria seu último filme a ser exibido nos cinemas. Uma boa produção, com um roteiro que até mantém o interesse, mas que no geral se revelava ser um filme de mediano para fraco. Rock não era o astro do filme, esse posto coube a outro veterano, Robert Mitchum, um ator dos velhos tempos que Rock conhecia muito bem, mas que até aquele momento não tinha tido o privilégio de trabalhar ao seu lado. De uma forma ou outra a perda de peso ficou bem claro nas filmagens, o que fez com que Rock procurasse um médico quando retornou aos Estados Unidos, sabendo a partir daí que estava com o temido virus, naqueles tempos uma verdadeira sentença de morte.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Embaixador
    The Ambassador
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Em outras épocas o Rock Hudson teria sido fácil o ator principal desse filme. Porém ele já vinha há anos em franca decadência no cinema e o estrago que a aids já havia provocado na sua aparência apolínea não ajudou em nada. Acho que em nem um outro ator a aparência macerada que a aids deixava foi tão chocante e perceptível como foi no Rock Hudson, cujo vigor físico sempre saltou aos olhos de todos.

    ResponderExcluir
  3. O Rock Hudson, outrora tão garboso (para usar uma expressão de seu tempo) surgia bem abatido nesse filme. Ele ainda não sabia que estava com AIDS, mas essa doença já se revelava em seu aspecto físico.

    ResponderExcluir