domingo, 8 de maio de 2022

Elvis Presley - Girls! Girls! Girls! - Parte 4

Para finalizar a análise desse disco de Elvis Presley nos anos 60 vamos aqui tecer mais comentários sobre as faixas restantes dessa trilha sonora. São 4 das mais fracas que podemos ouvir nesse disco. Começando com "Earth Boy". Mais uma música infantil a fazer parte de trilhas de Elvis. Composta pela boa dupla Sid Tepper e Roy C. Bennett, é aquele tipo de música que só funciona dentro do contexto do filme, quando Elvis a canta para uma garotinha chinesa. Os arranjos procuram reproduzir o que os produtores desse álbum consideravam ser uma sonoridade oriental.

A canção "I Don't Want To" é salva pelo romantismo e pela boa performance vocal de Elvis. Toda música romântica gravada por Elvis nessa primeira metade dos anos 60 tem seu valor. Ele adotou um estilo de vocalização bem terna, bem suave. Nos anos 70, como bem sabemos, Elvis iria explorar a potência de sua voz, evocando interpretações poderosas, quase operísticas, mas aqui, nessa fase de filmes ele ia por um caminho oposto, optando pela suavidade vocal. Devo dizer que sempre apreciei muito esse tipo de performance.

"Song of the Shrimp", também de autoria da dupla Sid Tepper e Roy C. Bennett me soa interessante, mas temos que  convir que também faz parte das canções menos inspiradas dessa trilha. Como o personagem de Elvis no filme era um pescador os produtores da trilha inventaram essa "Canção do camarão". Ficou meio estranho e novamente é uma daquelas faixas que só funcionam dentro do contexto da trilha sonora. Fora do disco em nada interessava a Elvis e seus fãs do período Las Vegas, por exemplo.

"We're Comin' In Loaded" foi assinada pela dupla Otis Blackwell e Winfield Scott. Aqui tudo me causa surpresa. Essa dupla era boa demais para compor uma música tão fraquinha. Otis Blackwell compôs "All Shook Up", "Don´t Be Cruel", "Make Me Know It" e tantas outras faixas excelentes para Elvis e de repente surge nessa trilha com esssa musiquinha, outra de pesca. Que pena! Poderia ter escrito algo bem melhor para esse disco.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Elvis Presley
    Girls! Girls! Girls! - Parte 4
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "mas aqui, nessa fase de filmes ele ia por um caminho oposto, optando pela suavidade vocal. Devo dizer que sempre apreciei muito esse tipo de performance"
    Exato. Esse foi o primeiro Elvis que eu conheci, na Sessão da Tarde, e essa vocalização redonda que ele impunha nas músicas dos filmes foi o que me encantou muito, e antes, de conhecer o Elvis rocker, ou o Elvis ópera.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Elvis da Sessão da Tarde mesmo. Completamente. Os filmes de Elvis na Paramount foram os mais reprisados na Sessão da Tarde. Esse filme passou muito naquela época.

    ResponderExcluir