terça-feira, 17 de maio de 2022

tick, tick... BOOM!

Mais um filme da lista do Oscar 2022. Pois é, o título original é ruim, estranho, mas o filme é muito bom! A história contada no filme é a do autor de peças da Broadway Jonathan Larson (Andrew Garfield). Quando o filme começa  ele ainda trabalhava  como garçom em uma lanchonete de Nova Iorque. Ele escrevia as músicas que iriam fazer parte de seu musical na Broadway e sonhava um dia viver de sua arte! Só que isso definitivamente não era fácil. Ter um musical escrito estreando na Broadway era como acertar na loteria, ou seja, uma chance em um milhão. Nessa época ele apenas contava com seus sonhos. E a vida real era muito dura. Vários de seus amigos estavam morrendo de AIDS. O filme se passa no começo dos anos 90 quando ter AIDS era como ter uma sentença de morte sobre si.

Mesmo assim, como jovem e ousado artista, ele seguia em frente. Em determinado momento conseguiu ter uma audição com produtores da Broadway e isso seria a grande chance de sua vida. O filme se desenvolve justamente nesse momento, quando ele tinha que lidar com vários problemas em sua vida pessoal ao mesmo tempo em que lutava para ter finalmente uma peça sua aceita nesse mercado tão competitivo. O diretor Lin-Manuel Miranda acertou ao escolher o estilo musical para contar sua história. Afinal o protagonista era um escritor de musicais, então nada mais correto do que intercalar sua história de vida com vários números musicais baseados em sua própria obra.

E aqui vale uma menção honrosa ao ator Andrew Garfield. Estigmatizado muitas vezes como apenas mais um ator de filmes da Marvel, pois ele interpretou o Homem-Aranha, o ator surpreende nessa produção! Definitivamente o rapaz tem muito talento! Canta as músicas do filme (e canta bem, é bom frisar), atua, interpreta e dança, tudo em um nível acima de qualquer crítica. Ele é ótimo e provou isso nesse filme. Acabou sendo indicado ao Oscar! Quem diria, um ator que basicamente só era conhecido por interpretar o Peter Parker... Sábia mudança na carreira!

tick, tick... BOOM! (Estados Unidos, 2021) Direção: Lin-Manuel Miranda / Roteiro: Steven Levenson / Elenco: Andrew Garfield, Alexandra Shipp, Robin de Jesus / Sinopse: O filme conta, em ritmo de musical da Broadway, a história do autor de peças musicais Jonathan Larson. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Andrew Garfield) e melhor edição.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Oscar 2022
    tick, tick... BOOM!
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Parece que estou em um universo paralelo esse ano. Eu não me lembro de já ter ouvido falar desse filme antes de você citá-lo.

    ResponderExcluir
  3. O filme é realmente novo. Sempre que for assistindo deixarei meus comentários por aqui. E assim você vai tomando conhecimento também. O blog serve para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Pablo: sou eu! Geralmente eu sei dos filmes antes de serem feitos. O que está acontecendo comigo?

      Excluir
  4. Os filmes hoje são menos marcantes... Interpreto dessa maneira...

    ResponderExcluir
  5. Pablo:
    Olhe esse link abaixo e me diga se não seria perfeito se tivessem feito isso nesse filme que vai estrear? Seria como um ressurreição do Elvis.
    https://youtu.be/0mQC3R_w-dA

    ResponderExcluir
  6. Esse é o programa Deep Fake que coloca o rosto de uma pessoa na outra. Muitas vezes fica perfeito mesmo, mas... um ator não admite que isso seja feito. O rosto de um ator é um instrumento de seu trabalho, então... Não haverá filme com essa tecnologia, não há médio e curto prazo.

    ResponderExcluir