quinta-feira, 26 de maio de 2022

Vício Maldito

É um drama clássico que trata do delicado aspecto do alcoolismo. Jack Lemmon que se notabilizou pelas comédias em que atuou ao longo de sua carreira, fez o filme mais dramático de sua vida. Inclusive ele foi indicado ao Oscar justamente por esse trabalho. Suas cenas com camisa de força no hospital deixam claro como ele se entregou ao seu papel. Há autores que dizem que o próprio ator enfrentou batalhas contra a bebida em sua vida pessoal. Isso explicaria em parte sua boa atuação no filme. A atriz Lee Remick, por outro lado, era jovem demais para uma personagem tão complexa. Mesmo assim não compromete. Alguns observadores mais críticos poderiam dizer que o filme exagera nas tintas dramáticas. Penso de forma diferente, acredito que o filme tem o tom certo para tratar o tema, ainda mais se formos levar em conta o contexto histórico e a época em que o filme foi produzido. O fato é que o alcoolismo sempre foi um problema sério dentro da sociedade americana, basta lembrarmos da lei seca e seus efeitos. A bebida destruindo famílias, lares e o próprio conceito de sociedade saudável, uma questão de saúde pública certamente.

Em termos de diretor me surpreendeu a presença de Blake Edwards, um cineasta de comédias! Como veio parar nesse drama? E olha que ele se saiu muito bem! O resultado é muito bom, inclusive foi um dos primeiros filmes de Hollywood a tratar sobre o tema. O AA ganhou importância nesse roteiro, devo salientar. Enfim esse filme tem sua importância dentro da história do cinema.

Vício Maldito (Days of Wine and Roses, Estados Unidos, 1962) Direção: Blake Edwards / Roteiro: J.P. Miller / Elenco: Jack Lemmon, Lee Remick, Charles Bickford, Jack Klugman, Alan Hewitt, Tom Palmer / Sinopse: Joe Clay (Lemmon), um agente de relações públicas, se casa com Kirsten Arnesen (Lee Remick), uma jovem secretária. E logo as bebedeiras começam e não terminam mais. O casal se torna alcoólatra.

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Eu vi tantos filmes com o Jack Lemon bonachão, engraçado e boa praça, que mal consigo imagina-lo em um drama. Apesar que não posso deixar de citar, "Síndrome da China", "Sucesso a Qualquer Preço" e, principalmente, "Meu Pai uma Lição de Vida", que são dramas pra ninguém botar defeito, e ele dá um show.

    ResponderExcluir
  2. Além de bom comediante, ele era um pianista talentoso, gravou alguns discos que hoje em dia se tornaram raridades no mercado de colecionadores de discos de vinil.

    ResponderExcluir