segunda-feira, 2 de maio de 2022

O Vale dos Canibais

Título no Brasil: O Vale dos Canibais
Título Original: Valley of Head Hunters
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Sam Katzman Productions
Direção: William Berke
Roteiro: Samuel Newman
Elenco: Johnny Weissmuller, Christine Larson, Robert Foulk, Steven Ritch, Nelson Leigh, George Eldredge

Sinopse:
Um grupo de exploradores inescrupulosos embarcam em uma expedição ao continente africano. O objetivo é encontrar ouro nas regiões mais remotas do continente. E eles estão dispostos a tudo para isso, inclusive matar nativos que se coloquem em seu caminho.

Comentários:
Johnny Weissmuller ficou famoso no cinema interpretando o Rei da Selva Tarzan. Quando ficou mais velho já não conseguia interpretar o mesmo papel. A solução foi ir atrás de outro personagem. Acabou encontrando o ideal em Jim das Selvas, um homem branco vivendo na África, sempre lutando contra criminosos e bandidos em geral. Esse filme foi mais um da franquia Jungle Jim. Ao contrário dos filmes de Tarzan que eram produzidos por grandes estúdios de Hollywood esses filmes do Jim das Selvas eram feitos a toque de caixa. O produtor desse aqui foi o conhecido Sam Katzman que tinha a fama de ser o "Rei dos Filmes B". Outro de seus apelidos era "O Rei dos Rápidos" pois seus filmes eram feitos rapidamente para economizar. Apesar de tudo ainda é uma boa aventura da velha escola. Os nostálgicos certamente sentirão saudades.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Cinema Clássico
    O Vale dos Canibais
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem nos Bandeirantes, personagens que superam qualquer Jim das Selvas, mas não temos gente com talento e disposição pra trabalhar e levar esse aventuras da expansão territorial do Brasil para as telas de cinema. Só sabem fazer filmes de sacanagem sexual, e de apologia a bandidos e favelas.
    Estava muito certo o Roger do Ultrage a Rigor que de cima dos seus 170 de QI vaticinou: 'nois num sabemu escolhe presidente, nois num sabemo tomá conta da gente, INUTIL, a gente somos INÚTIL!".

    ResponderExcluir

  3. Um filme sobre os bandeirantes seria bem interessante. Eles já foram retratados em alguns filmes e novelas, mas sempre como personagens secundários. Se fosse historicamente precsiso os filmes iriam mostrar coisas ruins deles, como escravizar e matar nativos de forma violenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão da violência do Bandeirantes com povos indígenas, ou locais, realmente foi enorme e semelhante a violência na colonização do velho oeste americano, entretanto no caso dos Bandeirantes houve uma coisa muito maior que lá. A ação dos Bandeirantes quebrou o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo meio a meio entre portugueses e espanhóis, tratado esse que provocou o seguinte comentário do Francisco I da França "eu não estive nessa reunião com Deus em que vocês portugueses e espanhóis dividiram o mundo ao meio entre vocês dois".
      Os Bandeirantes, praticamente dobraram a extensão territorial do Brasil. Isso valeria uma grande série dirigida por um Francis Ford Copolla, ou por um John Huston, se ainda estivesse vivo.

      Excluir