segunda-feira, 2 de maio de 2022

O Golpe de John Anderson

Título no Brasil: O Golpe de John Anderson
Título Original: The Anderson Tapes
Ano de Produção: 1971
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Lawrence Sanders
Elenco: Sean Connery, Christopher Walken, Dyan Cannon, Martin Balsam, Alan King, Garrett Morris

Sinopse:
Após ficar anos numa prisão por roubo de bancos, Duke Anderson (Sean Connery) está de volta às ruas. Não demora muito e ele começa a reunir uma nova quadrilha de ladrões. O alvo passa a ser um prédio de ricaços. O que ele nem desconfia é que os tiras estão na sua cola, filmando e gravando todos os seus passos.

Comentários:
Sean Connery foi um excelente ator. Depois de ser James Bond ele procurou por novos desafios na carreira. Esse filme dos anos 70 nem é tão lembrado, mas é um dos melhores dessa fase. Ele interpreta um velho ladrão que logo volta aos golpes quando coloca os pés fora da prisão. O roteiro do filme procura enfocar a tecnologia usada pelos policiais na época para pegar grandes golpes. Hoje em dia todas aquelas fitas, gravadores de rolo, vão parecer peças de museu, mas servem como elemento de nostalgia. E por falar em nostalgia a trilha sonora é pura discoteca, com muitos efeitos sonoros que hoje em dia vão parecer até mesmo bizarros. Ignore, o que o filme tem de melhor é o seu roteiro e, claro, a atuação do sempre ótimo Connery.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Golpe de John Anderson
    The Anderson Tapes
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme outro dia e é estranho o Sean Connery fazendo o papel de "um velho ladrão", quando ainda estávamos em 1971 e ele tinha acabado de deixar de fazer o James Bond, que a bem da verdade, voltaria a fazer em 1973. Ou seja, ele podia não sei mais o jovem de "Dr. No", mas ainda estava longe de ser velho nesse "O Golpe de John Anderson".

    ResponderExcluir
  3. O Sean Connery ficou careca precocemente, por isso ele muitas vezes fazia personagens mais velhos. Aqui ele provou, mais do que qualquer outro ator, que havia vida e carreira após ser Bond, James Bond:::

    ResponderExcluir