terça-feira, 17 de maio de 2022

Cabaret

Título no Brasil: Cabaret
Título Original: Cabaret
Ano de Produção: 1972
País: Estados Unidos
Estúdio: Allied Artists Pictures
Direção: Bob Fosse
Roteiro: Joe Masteroff
Elenco: Liza Minnelli, Michael York, Helmut Griem, Joel Grey, Fritz Wepper, Marisa Berenson

Sinopse:
Década de 1930. Berlim. A dançarina americana Sally Bowles (Liza Minnelli) começa a fazer muito sucesso nos clubes noturnos da cidade alemã. Ela se apaixona por dois homens, mas as coisas complicam quando o nazismo chega ao poder na Alemanha.

Comentários:
Esse filme é um marco na história de Hollywood. Em uma época em que o musical já tinha deixado seus dias de glória no passado, o filme se consagrava na noite do Oscar, sendo o grande premiado da noite, sendo vencedor em oito categorias, entre elas melhor atriz, para Liza Minnelli em seu filme definitivo e melhor direção, para o talentoso Bob Fosse. É interessante também notar que o filme chegou aos cinemas americanos em uma época dura, com o pais enfrentando diversos problemas com um governo conservador. Richard Nixon estava no poder, com inúmeras denúncias de corrupção. A analogia entre seu partido e o partido nazista, com perseguição a artistas e poetas, era um tanto quanto óbvia. Entretanto, mesmo com essa leitura política, em minha opinião o grande mérito desse filme é mesmo a música, os números musicais. Nesse aspecto o filme mereceu cada Oscar que recebeu. É uma obra-prima do cinema.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Cabaret
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando esse filme apareceu na década eu assistia muitos filmes com a mãe dela, a Judy Garland, e a Liza Minelli, muto jovem, vem nesse Cabaret, com aquela voz poderosa, na nesse filme meio surreal, com músicas muito fortes, e isso gravou na minha mente de forma indelével.
    Pena que ela, ao contrário da mãe que estrelou muitos sucessos, nunca mais fez nada mais que chegasse nem perto desse Cabaret.

    ResponderExcluir
  4. Ela também é valorizada por seus discos. Alguns vinis da época valem uma boa quantia. Eu nunca comprei porque não faz mesmo o meu estilo. O vocal dela é mais ao estilo da Broadway.

    ResponderExcluir