terça-feira, 10 de maio de 2022

Pacto de Honra

Título no Brasil: Pacto de Honra
Título Original: Saskatchewan
Ano de Produção: 1954
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Gil Doud
Elenco: Alan Ladd, Shelley Winters, J. Carrol Naish, Hugh O'Brian, Robert Douglas, George J. Lewis

Sinopse:
A história do filme se passa em 1877, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos. Thomas O'Rourke (Alan Ladd), um oficial da fronteira, se revolta contra um superior sem qualificação para o cargo, por causa de rotas usadas por nativos hostis.

Comentários:
Um faroeste diferente dos anos 50, todo filmado nas belas reservas naturais de Alberta, Canadá. Na época a grande maioria dos filmes de western eram rodados no rancho da Universal em Los Angeles mesmo. Então foi uma produção bem mais cara e ambiciosa do que o habitual. Alan Ladd, como de costume, interpretou um protagonista injustiçado, nunca compreendido totalmente. Ele gostava de interpretar personagens assim, um tanto torturados, com problemas que não conseguia lidar completamente. O filme, como era de se esperar, tem uma linda fotografia, com as belas montanhas e paisagens do inverno canadense ao fundo. Um colírio para os olhos dos cinéfilos. Não é tão movimentado em termos de ação, mas traz um interessante jogo psicológico entre o personagem de Ladd e seu superior. Um bom filme, hoje pouco lembrado.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cine Western
    Pacto de Honra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi vários filmes com a Shelley Winters, mas, por incrível que pareça, o filme que mais me lembro dela é quando já era velha e gorda, para os seus 52 anos à época, no filme catástrofe, "O Destino do Posseidon" de 1972. Há uma cena memorável em que ela completamente fora de forma teria que nadar um longo percurso por baixo d´agua no navio virado de ponta cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Eu me recordo desse filme. Bem, quando ela fez esse faroeste aqui do meu texto ela era uma jovem starlet. Na época inclusive tinha se tornado namorada de um outro jovem ator, o nome dele? Marlon Brando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há fotos dela de 1948, jovem de maio, com o corpo perfeito e bem bonita.

      Excluir