quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Filmes no Cinema - Edição IV

Essa semana não vai ser muito fácil ir ao cinema em busca de filmes diversificados, isso porque está chegando nas telas, em lançamento mundial, o filme "Cinquenta Tons Mais Escuros", a tão aguardada sequência de "Cinquenta Tons de Cinza". É a tal coisa, tanto o filme como o livro sempre foram muito criticados, mas o público (em especial o feminino) nunca pareceu se importar muito com isso. Diante dessa situação prevejo outro grande sucesso de bilheteria. O interessante é que apesar do primeiro filme ter sido um sucesso o estúdio resolveu trocar a direção. Saiu Sam Taylor-Johnson do primeiro filme e entrou James Foley. O elenco porém segue com seus dois protagonistas interpretados pela mesma dupla de atores, Dakota Johnson e Jamie Dornan. E se você anda aborrecido com essas adaptações dos livros de E.L. James é bom ir se preparando pois o estúdio aproveitou a estreia mundial desse segundo filme já para anunciar a terceira produção, "Cinquenta Tons de Liberdade" a ser lançada em 2018.

O outro filme a ocupar muitas salas será a animação "LEGO Batman: O Filme". Eu fico até surpreso desses filmes da LEGO conseguirem tanto espaço no circuito comercial. Isso porque nunca consegui visualizar uma linha de separação muito clara entre o filme como produto cinematográfico e a pura propaganda de uma franquia de brinquedos! Já tinha conhecimento de filmes anteriores da LEGO explorando o universo Star Wars, etc, mas essa sociedade com a DC Comics me parece bem estranha (e oportunista).

Já para quem quiser fugir do arrasador marketing do novo filme de E.L. James e dos brinquedos da LEGO, fica a sugestão do filme alemão "Toni Erdmann". O roteiro se propõe a ser um drama com muitas doses de humor mostrando uma filha tendo que lidar com um pai bem fora dos padrões. É bom para conhecer melhor o cinema germânico - austríaco da atualidade. Só não espere que o filme seja exibido em muitas salas. Outra dica para quem gosta de cinema europeu é o drama romântico francês "Marguerite & Julien: Um Amor Proibido". Devo dizer porém que o tema do roteiro é bem polêmico - enervante para alguns - pois se trata do amor incestuoso que nasce entre dois irmãos! Não me recordo de ter visto nada parecido vindo da filmografia francesa.

Voltando para as produções americanas outro filme que chega nas telas hoje é "Vale da Luta". É um filme de lutas, estrelado por mulheres! Uma jovem se envolve no submundo das lutas clandestinas e acaba sendo espancada numa floresta distante. Ela é dada como morta, mas sua irmã resolve investigar o que teria acontecido. O elenco é liderado por Susie Celek e Chelsea Durkalec. E para finalizar vamos falar dos filmes nacionais que chegam nas telas hoje. No drama "Redemoinho" de José Luiz Villamarim, temos dois amigos que se reencontram após muitos anos. No interior de Minas Gerais eles começam a relembrar fatos do passado de suas vidas. Em "A Cidade onde Envelheço" da cineasta Marília Rocha, acompanhamos a luta de duas portuguesas que se mudam para o Brasil, enfrentando toda a barra de se viver agora em um outro país, um outro continente.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema: Estréias da Semana
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. A tradução mais perfeita do nome da série Cinquenta Tons de Cinza: "Eu, E.L. James, gostaria de ser, ou ter sido, seviciada assim.

    ResponderExcluir
  3. Lógica capitalista: Enquanto houver leitores e público nas salas de cinema, novos títulos virão.

    ResponderExcluir