sábado, 10 de novembro de 2012

Falcão Negro em Perigo

"Falcão Negro em Perigo" é um filme de guerra stricto sensu. O que significa isso? Significa que seu roteiro não perde tempo com aspectos externos ao que ocorre fora do front, do campo de batalha. Há uma situação de combate no centro da trama e é nisso que o filme literalmente centra fogo. Sem perda de tempo com abobrinhas ou maior desenvolvimento dos combatentes. Eles são militares, estão sob fogo cruzado e vão rebater com artilharia pesada. Simples assim. No fundo é um projeto muito pessoal do diretor Ridley Scott. Muito provavelmente comovido pelos acontecimentos de 11 de setembro ele resolveu filmar esse evento histórico real que aconteceu no distante país africano da Somália. Esse é um daqueles países que vive mergulhado em sangrentas guerras civis sem fim. Mostra bem a triste realidade da África, como se não bastasse ser o continente mais miserável do planeta ainda é dominado por ditadores sanguinários quem nem pensam duas vezes em exterminar seu próprio povo. E justamente lá que chega um grupo de militares especializados das forças armadas norte-americanas formada pelos esquadrões Delta Force e Rangers. Eles estão no país em busca de terroristas internacionais mas bem no meio da missão um acidente acontece e eles ficam sob fogo cerrado do inimigo. A partir daí o filme não perde mais tempo, com ação da primeira à última cena.

O resultado soa bem realizado mas por vezes confuso e violento além da conta. Não foi intenção de Ridley Scott filmar mais uma patriotada americana mas lidando com um tema desses ficou quase impossível de não cair na armadilha. Não há um personagem central que chame a atenção e o foco do espectador e assim é inevitável que o público fique meio perdido no meio de tantos tiroteios, gritos, edição nervosa e frenética. É curioso que um diretor como Ridley Scott tenha dirigido um filme assim, que se esquece completamente de dar uma noção melhor a quem assiste dos personagens em cena. Tecnicamente não há como negar que o filme beira à perfeição - tanto que venceu os Oscars técnicos de seu ano (Som, Edição e Montagem). Se fosse menos frenético provavelmente teria ganho mais simpatias dos membros da Academia em outras categorias importantes. Muito se comentou em seu lançamento da semelhança com Soldado Ryan mas esse tipo de comparação realmente não procede uma vez que "Falcão Negro em Perigo" é muito mais modesto em suas pretensões. Visto como pura adrenalina o filme realmente funciona muito bem, porém como obra cinematográfica faltou um pouco mais de capricho na apresentação de seus personagens. Mesmo com essa falha é válido recomendar a produção, principalmente para os fãs de filmes mais viscerais.

Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, Estados Unidos, 2001) Direção: Ridley Scott / Roteiro:: Ken Nolan / Elenco: Josh Hartnett, Ewan McGregor, William Fichtner, Eric Bana, Tom Sizemore, Jason Isaacs, Jeremy Piven, Sam Shepard, Orlando Bloom. / Sinopse: Durante a Guerra Civil da Somália um grupo de soldados americanos são enviados ao front com o objetivo de capturar membros terroristas leais ao ditador do país. Dois helicópteros Black Hawk são derrubados durante a operação e os militares americanos encurralados no local entram em uma ferrenha batalha campal contra as forças da região.

Pablo Aluísio.

Não Estou Lá

Bob Dylan é um artista diferente. Não gosta de aparecer e nem de dar entrevistas e quando o faz seu alvo preferido é sua própria imagem. Não faz concessões em sua música e nem em seu estilo de vida. Não é simpático, nem cordial. No fundo é um sujeito muito na dele que só quer saber de tocar seu violão e cantar suas letras quilométricas. Talvez por ter um lado de poeta maldito tenha se tornado o ícone musical que é. Para mostrar aspectos da obra de um compositor tão único nada melhor do que um filme também muito singular. É o que se vê aqui em "Não Estou Lá" onde vários atores diferentes "vivem" momentos da música de Dylan em segmentos próprios, independentes (ou quase isso). Com bonita fotografia em preto e branco o filme tenta a todo momento fugir do convencional, daquilo que o espectador espera. "Não Estou Lá" abraça assim a surpresa, o impensável e o inesperado. Nesse processo se faz grande arte e a produção, sendo bem compreendida, se torna uma ótima película, inteligente, mordaz e nada comum.

Sou fã de Bob Dylan e essa cinebiografia fora dos padrões é uma das mais originais e surpreendentes que já assisti. O uso de vários atores retratando de forma metafórica vários momentos da vida do Bob é uma sacada excepcionalmente bem desenvolvida. Quem me dera todos os grandes ídolos do Rock tivessem filmes tão intrigantes como esse para eternizá-los em celulóide. Como o próprio nome sugere realmente todos estão lá, menos o biografado, Dylan, que preferiu continuar nas sombras. O elenco é multiestelar. Christian Bale, Richard Gere, Heath Ledger, Cate Blanchet, Charlotte Gainsbourg e Julianne Moore. Não é todo dia que se consegue reunir um time de grandes atores e atrizes como esse. O segredo que atraiu tanta gente boa se encontra no roteiro desfragmentado do filme, que foge das soluções fáceis. De certa forma cada ator (e atriz) dá sua visão pessoal de Dylan. Alguns optaram por uma abordagem mais natural, outros já priorizam o mito. No saldo final temos um belo retrato artístico do biografado. Não vá esperando uma biografia linear, fácil de digerir, pelo contrário, tudo é demasiadamente solto, livre no ar. Cabe assim ao espectador ir juntando as peças do quebra cabeças, o que convenhamos torna tudo mais divertido.

Não Estou Lá ( I'm Not There, Estados Unidos - Alemanha, 2007) Direção: Todd Haynes / Roteiro: Todd Haynes, Oren Moverman / Elenco: Christian Bale, Richard Gere, Heath Ledger, Cate Blanchet, Charlotte Gainsbourg, Marcus Carl Franklin e Julianne Moore / Sinopse: Seis atores diferentes (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw) dão vida ao mito musical Bob Dylan. Em uma narrativa desfragmentada vários episódios da vida do artista, intercaladas por estórias retiradas de suas canções, tentam mostrar aspectos e facetas do homem e do mito.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Curtindo a Vida Adoidado

Quando os filmes de John Hughes eram lançados na década de 80 eles nunca eram levados à sério, até porque eram em sua maioria comédias juvenis mostrando aspectos da vida dos jovens daqueles anos. Hoje em dia a obra de John Hughes sofre uma justa revisão e finalmente tem ganho status de bom cinema, realmente relevante. Sim, é cultura pop em essência, mas cultura pop de ótima qualidade. Um exemplo é esse filme que muito provavelmente seja o mais famoso da filmografia de Hughes. A estória, muito simpática por sinal, gira em torno de um dia na vida do estudante colegial Ferris Bueller (Matthew Broderick). Cansado da vida entediante da escola ele resolve matar aula. Finge estar doente para seus pais e sai para um dia de curtição ao lado do amigo hipocondríaco Cameron (Alan Ruck) e da namoradinha Sloane (Mia Sara). A partir daí tudo pode acontecer, com o carro do pai de Cameron eles saem por Chicago em busca de divertimento e festa. O filme é até hoje um dos mais queridos do grande público porque foi tão reprisado na Sessão da Tarde que virou um tipo de ícone dos filmes sobre adolescentes - para muitos seria mesmo o melhor filme adolescente de todos os tempos. O roteiro esperto e com clima jovial escrito por John Hughes brinca o tempo todo com a figura carismática de Ferris que desfila na tela vários "pensamentos" profundos, que no fundo apenas mostram a chatice da escola, a escolha por curtir melhor a vida e é claro fazer de bobos todas as autoridades escolares.

É curioso que Hughes tenha captado tantas nuances juvenis em uma comédia tão despretensiosa como essa. No fundo ele apenas adaptou algumas coisas de sua própria vida pessoal. Vivendo em Chicago ele, como todos os estudantes do mundo, também sentia necessidade de uma vez ou outra dar uma escapada do colégio, de seus professores chatos e do tédio avassalador que impera ainda hoje em nosso atrasado e obsoleto sistema educacional. Ferris é jovem, divertido, irônico e só quer mesmo aproveitar o dia da melhor forma possível, mesmo que para isso faça todos os adultos de bobocas. O elenco encontrou em Matthew Broderick não só um talentoso ator como também um tipo ideal para viver o safo Ferris. O elenco de apoio também é destaque e alguns jovens que fariam grande sucesso depois como Charlie Sheen e Jennifer Grey tem pequenos papéis mas bem significativos. Em suma, "Curtindo a Vida Adoidado" é aquilo mesmo que se propõe, uma crônica bem humorada na vida de um estudante colegial dos anos 80. O filme certamente resistiu bem ao tempo e hoje é tão divertido e simpático como foi há 20 anos em seu lançamento.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferri's Bueller Day Off, Estados Unidos, 1986) Direção: John Hughes / Roteiro: John Hughes / Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Charlie Sheen, Jeffrey Jones. Jennifer Grey, Charlie Sheen / Sinopse: Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um estudante de saco cheio da escola que resolve se fazer passar por doente para matar a aula e sair para um dia em busca de diversão e festa ao lado do amigo e da namorada.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Breaking Bad

Outra série do canal AMC digna de menção é essa "Breaking Bad", que tive o privilégio de acompanhar do primeiro ao último episódio. No total foram cinco temporadas exibidas entre 2008 a 2012, totalizando 62 episódios. Na trama acompanhamos a estória de Walter White (Bryan Cranston, excelente), um pacato professor de química de High School que descobre estar com câncer. Desesperado, sem dinheiro e sem perspectivas de futuro ele resolve produzir a droga metanfetamina, muito popular nos Estados Unidos. Para se produzir esse tipo de substância só é necessário alguns produtos químicos e conhecimento técnico, coisa que Walter tem de sobra; Para tanto ele se alia a um jovem, seu ex-aluno e também usuário, Jesse Pinkman (Aaron Paul). No começo eles "cozinham" a droga num velho furgão no meio do deserto para depois vendê-la nas ruas de forma bem amadora. Conforme o produto se torna um sucesso nas ruas eles resolvem se aliar a um poderoso traficante e negociante de drogas, Gustavo 'Gus' Fring (Giancarlo Esposito). O que no começo parecia apenas uma parceria comercial bem sucedida logo se torna um jogo de roleta russa, com todos querendo eliminar todos pelo controle do poder dentro do narcotráfico. Para piorar ainda mais a situação Walter é cunhado do chefe local da DEA, o órgão de repressão ao tráfico de drogas nos EUA.

Breaking Bad é uma série excepcional porque lida com um aspecto que poucos se dão conta. O tráfico e a comercialização de drogas nos EUA tem atraído cada vez mais gente comum para seu mercado. Não são bandidos em essência, mas pessoas ditas acima de qualquer suspeita, com família, profissão, emprego. O caso de Walter é significativo nesse ponto. Ele é um professor comum, tem uma família normal mas sucumbe ao alto poder de lucro advento do comércio de drogas. Até o traficante Gus se enquadra nesse perfil. Ele tem um estabelecimento comercial do ramo de alimentação, é inserido dentro da sociedade local, admirado e querido por seus pares. O que ninguém desconfia é que seu grande poder econômico vem justamente da venda de Meta por todo o Novo México. Diante de tal desafio podemos assim ter uma idéia de quão complicado é combater a proliferação do comércio de drogas naquele país. É a pura lei da oferta e da procura, enquanto houver demanda sempre haverá alguém disposto a comercializar o produto, mesmo que seja um crime federal. Todas as temporadas são ótimas mas destaco o final da quarta temporada, realmente marcante. Destaque também para o elenco inspirado e a galeria de personagens carismáticos, como o próprio Saul (Bob Odenkirk), um advogado picareta sempre vivendo no fio da navalha.  Em suma, não deixe de conhecer Breaking Bad, uma das melhores séries surgidas na TV americana nos últimos tempos.

Em suma, essa é uma série que adoro! Costumo brincar afirmando que "Breaking Bad" é extremamente viciante! Bobagens à parte, o fato é que se trata de um daqueles seriados que você simplesmente não consegue deixar de acompanhar. Roteiro, direção e atuação de alto nível, um primor. É uma das melhores representantes da excelente fase pelo qual passa a televisão americana nesse momento. Pois bem, na minha opinião a série teria terminado no último episódio da Mid-season quando Hank Schrader (Dean Norris) descobre no banheiro, de forma completamente casual, que seu próprio cunhado, Walter White (Bryan Cranston) é o grande traficante de metanfetamina que ele tanto procurava nos últimos anos. Pense bem, se tudo tivesse terminado naquela última cena o final seria completamente aberto! Seria fantástico e cada espectador daria asas à sua própria imaginação para tentar entender o que iria ocorrer dali para frente.

Porém, não foi essa a visão dos produtores e do criador Vince Gilligan. Como "Breaking Bad" foi uma série de sucesso fenomenal resolveu-se ir adiante, até o fim. Aqui nesse episódio as coisas já estão completamente fora do controle. Walter contrata assassinos para matar Jesse - mas esses não querem dinheiro, apenas que ele ensine a fazer a meta azul que é sucesso de mercado. Walter aceita. Ele quer encontrar Jesse (Aaron Paul) e arma uma emboscada mas dá tudo completamente errado! Há uma tentativa de se localizar onde está todo o dinheiro de Walter - e eles chegam lá, mas haverá surpresas para todos os que se encontram naquele buraco árido. Um intenso tiroteio no meio do deserto encerra o episódio, o primeiro que realmente me empolgou nessa reta final de série (os anteriores me deixaram uma sensação ruim de que estavam enchendo linguiça). Faltam apenas dois episódios para que eu termine a longa caminhada de "Breaking Bad", que desde já, posso dizer que foi uma das melhores que assisti em minha vida. Espero que tudo termine em alto nível.

Breaking Bad (EUA, 2008 - 2012) Criado por Vince Gilligan / Elenco: Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul, Giancarlo Esposito, Bob Odenkirk / Sinopse: Pacato professor de química do ensino médio, Walter White (Bryan Cranston) resolve começar a produzir e vender drogas.

Episódios comentados:

Breaking Bad 5.13 - To'hajiilee
Outra série que adoro! Costumo brincar afirmando que "Breaking Bad" é extremamente viciante! Bobagens à parte, o fato é que se trata de um daqueles seriados que você simplesmente não consegue deixar de acompanhar. Roteiro, direção e atuação de alto nível, um primor. É uma das melhores representantes da excelente fase pelo qual passa a televisão americana nesse momento. Pois bem, na minha opinião a série teria terminado no último episódio da Mid-season quando Hank Schrader (Dean Norris) descobre no banheiro, de forma completamente casual, que seu próprio cunhado, Walter White (Bryan Cranston) é o grande traficante de metanfetamina que ele tanto procurava nos últimos anos. Pense bem, se tudo tivesse terminado naquela última cena o final seria completamente aberto! Seria fantástico e cada espectador daria asas à sua própria imaginação para tentar entender o que iria ocorrer dali para frente. Porém, não foi essa a visão dos produtores e do criador Vince Gilligan. Como "Breaking Bad" foi uma série de sucesso fenomenal resolveu-se ir adiante, até o fim. Aqui nesse episódio as coisas já estão completamente fora do controle. Walter contrata assassinos para matar Jesse - mas esses não querem dinheiro, apenas que ele ensine a fazer a meta azul que é sucesso de mercado. Walter aceita. Ele quer encontrar Jesse (Aaron Paul) e arma uma emboscada mas dá tudo completamente errado! Há uma tentativa de se localizar onde está todo o dinheiro de Walter - e eles chegam lá, mas haverá surpresas para todos os que se encontram naquele buraco árido. Um intenso tiroteio no meio do deserto encerra o episódio, o primeiro que realmente me empolgou nessa reta final de série (os anteriores me deixaram uma sensação ruim de que estavam enchendo linguiça). Faltam apenas dois episódios para que eu termine a longa caminhada de "Breaking Bad", que desde já, posso dizer que foi uma das melhores que assisti em minha vida. Espero que tudo termine em alto nível. / Breaking Bad 5.13 - To'hajiilee (Estados Unidos, 2013) Direção: Michelle MacLaren / Roteiro: Vince Gilligan, George Mastras / Elenco: Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul. 
 
Breaking Bad 5.15 - Granite State
Penúltimo episódio de Breaking Bad. O episódio anterior foi maravilhoso, com alta carga dramática e então tudo vai por terra nesse aqui que sinceramente falando me soou como gratuito, sem maior relevância. Walter White (Bryan Cranston) consegue escapar das garras da lei e vai parar em um lugar remoto, uma cabana no meio de uma montanha bem no meio de lugar nenhum. Um esconderijo perfeito para não ser encontrado por ninguém. O isolamento porém começa a mexer psicologicamente com White que não resiste e resolve ligar para o filho naquela que é sem dúvida a melhor cena do episódio. Do outro lado Jesse Pinkman (Aaron Paul) se torna cativo de seus algozes que procuram em essência seu talento para "cozinhar" Meta. Só ele ainda consegue fabricar a droga com alto grau de pureza, além da cor azul que tanto sucesso faz entre os drogados da região. Assim "Granite State" só serve mesmo como uma ante-sala do episódio final que espero não seja decepcionante.

Breaking Bad 5.16 - Felina
E assim, depois de cinco anos, cinco temporadas e 62 episódios, finalmente "Breaking Bad" chega ao seu final. Nos Estados Unidos a exibição desse episódio foi um evento e tanto, com ampla cobertura da mídia e excelentes pontos de audiência. Estava bem receoso, pensei que viria literalmente uma bomba pela frente, mas apesar de reconhecer que foi um pouco sem surpresas, gostei do resultado final. Escrevi a sentença "sem surpresas" porque realmente era algo esperado. O final de Walter White (brilhantemente interpretado por esse grande ator Bryan Cranston) vem bem de acordo com os padrões morais e éticos que imperam dentro da sociedade americana. Ele, seja por boas ou más razões, enveredou por esse mundo do tráfico de drogas e no final de tudo tinha que pagar por seus erros. White é seguramente um dos personagens mais fascinantes da história da TV americana. Um sujeito de uma personalidade complexa e cativante, que reflete bem o lado positivo e negativo de todas as pessoas. Uma de suas falas finais, ao reconhecer que gostava do que fazia pois o fazia se sentir vivo realmente é muito reveladora, mostrando o seu lado verdadeiro e sem retoques. Confesso que muitas vezes torci por Walter, até porque suas razões pareciam dignas em certo sentido, mas tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que se o final não foi ousado ou surpreendente, pelo menos foi adequado e digno. Assim "Breaking Bad" deu adeus e não se enganem, deixará um enorme vácuo em seu lugar já que não visualizo nada atualmente em exibição que tenha tanta qualidade.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

300

Algumas coisas são importantes você saber de antemão sobre 300. Primeiro é que essa não é uma tentativa de reviver os antigos épicos do passado. Nunca foi a proposta de seus realizadores ter uma visão baseada em filmes como Ben-Hur ou até mesmo Alexandre, o Grade (me refiro ao original e não ao filme de Oliver Stone). Outra observação importante a fazer é que 300 não é uma produção que tenha como objetivo ser historicamente correta. Na realidade esse filme é uma adaptação de quadrinhos e como tal é pura cultura pop em movimento. Provavelmente seja a melhor adaptação de uma Graphic Novel jamais realizada, só ficando ombro a ombro com Sin City que também é extremamente bem realizado. Desse modo o que vemos em cena é puro estilo baseado na arte gráfica da publicação original. Muitos que foram assistir 300 não levaram essas questões em consideração e por isso não gostaram muito do resultado final. Acharam uma linguagem inovadora mas cansativa. De certa forma para gostar de 300 você também tem que gostar de quadrinhos caso contrário vai ficar complicado se inserir dentro do universo que é mostrado na tela.

A trama se passa no ano 480 a.c. O supremo Imperador da Pérsia, Xerxes (interpretado com afetação por Rodrigo Santoro), decide enviar seu poderoso e até aquele momento invencível exército para dominar e arrasar a Grécia, naquele momento um conjunto de Cidades- Estados independentes entre si, Muitas cidades resolvem sucumbir à terrível ameaça que vem do Oriente mas a cidade grega de Esparta, conhecida por possuir os melhores guerreiros de toda a Grécia resolve enfrentar Xerxes e suas legiões. São selecionados assim 300 dos mais virtuosos combatentes Espartanos. Resolvem lutar usando de um ponto geográfico muito específico que lhes dá grande vantagem estratégica. A partir daí a batalha épica tem seu começo. Como não poderia deixar de ser esse roteiro lida muito bem com honra, garra e persistência, louvando aquele sentimento nobre de nunca desistir, de lutar até o fim, morrendo de pé se necessário. Zack Snyder aqui dá uma boa amostra de seu estilo diferenciado, arrebatador. Junte a isso o excelente material de Frank Miller no qual o filme é baseado e assim temos  um dos melhores filmes de aventura dos últimos tempos. Provavelmente depois você vai se pegar gritando: "Espartaaaaaaaaaaaa..." em algum momento decisivo de sua vida.

300 (300, Estados Unidos, 2007) Direção: Zack Snyder / Roteiro: Zack Snyder, Kurt Johnstad, Michael B. Gordon baseado na obra de  Frank Miller e Lynn Varley / Elenco:  Gerard Butler, Vincent Regan, Lena Headey, David Wenham, Michael Fassbender, Rodrigo Santoro, Tom Wisdom, Andrew Tiernan, Dominic West, Andrew Pleavin./ Sinopse: Trezentos dos maiores guerreiros de Esparta resolve enfrentar o magnífico exército de Xerxes, imperador da Pérsia.

Pablo Aluísio.

007 Operação Skyfall

No ano em que se celebram os 50 anos do surgimento de James Bond no cinema chega nas telas o novo filme do personagem, um dos mais famosos da sétima arte. A boa notícia é que "007 Operação Skyfall" é o melhor da franquia com o ator Daniel Craig. A produção consegue ser fiel aos aspectos mais tradicionais de Bond com uma nova roupagem, mais atual, e de acordo com o cenário geopolítico em que vivemos. Como bem resume M (Judi Dench) o inimigo agora não tem bandeira, nem é uma nação organizada, mas sim criminosos internacionais sem rosto, sem nacionalidade, sem pátria. Obviamente o roteiro se refere aos grupos terroristas que hoje em dia assolam os países do primeiro mundo, em especial EUA e Inglaterra. Curiosamente porém o vilão, líder de um dessas organizações, não é um árabe muçulmano proveniente de algum país fundamentalista do Oriente Médio e sim um antigo membro do próprio serviço secreto britânico, numa excelente atuação do ator Javier Bardem, que surge em cena completamente à vontade com seu papel. De fato seu personagem é desde já um dos melhores antagonistas de Bond nessa longa franquia. Ao invés de tentar conquistar ou destruir o mundo, como vários vilões do passado, ele almeja apenas ter um acerto de contas com um alto membro do escalão da inteligência de sua majestade.

O roteiro como se percebe é bem construído, aproveitando o que há de melhor dentro da franquia. Objetos marcantes de Bond como seu carro Aston Martin e sua pistola preferida Walther PPK estão lá como ponte de ligação com os filmes anteriores, até porque certas coisas na franquia simplesmente não podem ser mudadas. Do mesmo modo as cenas de ação continuam presentes (e extremamente bem realizadas) como a luta no teto de um trem em movimento (algo que me lembrou alguns faroestes do passado) e um terrível confronto em uma fazenda isolada na Escócia. Essa parte da trama aliás é muito interessante pois revela aspectos da infância de Bond - algo que em tantos anos de série nunca foi bem explorado em cena. No mais vale a pena destacar a boa direção de Sam Mendes. Ele consegue criar todo um clima em cima das situações e o faz sem que o filme perca ritmo ou se torne enfadonho. Assim se você é fã de Bond a produção é obrigatória. Uma película acima da média que faz jus ao aniversário do famoso agente inglês no cinema.

007 - Operação Skyfall (Skyfall, Estados Unidos, Inglaterra. 2012) Direção: Sam Mendes / Roteiro: Neal Purvis, Robert Wade, John Logan / Elenco: Daniel Craig, Javier Bardem, Judi Dench, Naomie Harris, Bérénice Marlohe, Ralph Fiennes, Albert Finney, Ben Whishaw, Rory Kinnear, Helen McCrory / Sinopse: Uma lista contendo o nome e os locais onde atuam agentes do serviço secreto britânico caem nas mãos de uma rede terrorista que não demora a publicar na internet os dados sigilosos, levando vários deles à morte. Para tentar recuperar a lista e desvendar quem é o líder dessa nova organização terrorista o serviço secreto de sua majestade envia Bond, James Bond.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Rainha

O filme se propõe a ser um retrato daquele que provavelmente foi o momento mais marcante dessa nova monarquia britânica: a morte da Princesa Diana. O foco é então desviado para o lado mais humano da Rainha Elizabeth II, aqui brilhantemente interpretada pela talentosa Helen Mirren. Após a morte de Diana em Paris a realeza inglesa ficou em certo impasse pois era fato conhecido de todos que as relações entre a Rainha e Diana estavam longe de serem cordiais ou amenas. A princesa havia se divorciado de Charles e estava tendo um romance um tanto escandaloso com Dodi Al-Fayed, herdeiro da cadeia de lojas Herrod´s, um envolvimento amoroso que causava um constrangimento generalizado na monarquia e que era desaprovado sem reservas pela Rainha. Como se não bastasse esse comportamento nada discreto e elegante da mãe do futuro Rei da Inglaterra, Diana ainda escancarava a vida privada da nobreza de forma vergonhosa para a imprensa, mostrando aspectos íntimos da vida familiar do Palácio de Buckingham. Assim quando morreu naquele trágico acidente a Rainha se viu em um impasse tremendo: se mostrar fria e indiferente ao acontecimento, mantendo sua postura e fleuma, ou demonstrar tristeza profunda pela morte da Princesa. Nesse momento entra em cena a atuação do Primeiro-Ministro Tony Blair (Michael Sheen), que tentará mudar a mentalidade da monarca britânica. 

Elizabeth não quis assistir ao filme pois se sentiu bastante desconfortável ao ser retratada nas telas. Além disso resumiu seu sentimento em relação ao filme ao declarar: " não quero relembrar uma das piores semanas de minha vida". Excesso de zelo certamente pois "A Rainha" é uma produção do mais alto nível, com roteiro caprichosamente escrito, tentando sempre se manter de forma bastante fiel aos fatos históricos. É certo que Diana passava longe de ser uma nobre com comportamento adequado mas diante de sua popularidade imensa perante a população, fruto de seu carisma e atos de boa vontade, a Rainha teve que dar o braço a torcer, declarando imenso pesar pela morte de sua ex-nora. A Academia gostou bastante do resultado final e "A Rainha" conquistou o Oscar de Melhor Atriz (Helen Mirren) e foi indicado aos de Figurino, Direção, Trilha Sonora, Melhor Filme e Roteiro Original. O reconhecimento continuou nos prêmios do Globo de Ouro e Bafta onde venceu nas categorias Atriz e filme. Nada mal para uma produção luxuosa e elegante, digna de uma verdadeira Rainha.

A Rainha (The Queen, Estado Unidos / Inglaterra, 2006) Direção: Stephen Frears / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Sylvia Syms./ Sinopse: Na semana da morte da Princesa Diana a Rainha Elizabeth II fica em um impasse: se manter o mais longe possível da tragédia ou se envolver pessoalmente mostrando o pesar pela morte da  Princesa.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cockneys vs Zombies

Você provavelmente já assistiu muitos filmes de zumbis mas obviamente eram zumbis americanos. Esse aqui inova um pouquinho pois os monstros são ingleses, na Londres de hoje. A estória é básica: um grupo de operários acaba encontrando uma câmara medieval e resolvem entrar dentro para ver se há alguma coisa de valor lá. Ao adentrarem o ambiente descobrem que certamente não existe ouro nem prata mas sim zumbis que foram lacrados lá dentro por séculos. Depois de libertados os zumbis começam a contaminar toda a população da capital britânica. Crianças, velhos, jovens, ninguém escapa. Ao mesmo tempo em que a contaminação se espalha um grupo de jovens da classe trabalhadora (cockney) decide radicalizar, entrando em uma agência bancária para roubar o pagamento de uma grande empresa. Ao saírem do assalto encontram as ruas tomadas por zumbis. Bom, já deu para ver que o roteiro é praticamente nulo. O filme se diferencia dos demais por dois motivos: Primeiro é um terror que usa e abusa de situações de humor. Pra falar a verdade embora existam cenas com muito sangue e violência - como convém a um filme de zumbis - o filme nunca chega a assustar realmente pois é em essência um "terrir" - um terror que faz rir. Não é um terror de verdade, está mais para comédia com Zumbis. Tem algumas cenas gore mas são básicas.

A segunda coisa que chama a atenção é o fato do filme levar a assinatura de um estúdio de respeito na Europa. A distribuição é do Studiocanal +. Essa produtora é conhecida pelos filmes de alto nível que produz, então causa surpresa que eles agora tenham entrado no ramo dos zumbis! Para quem tem seu nome associado a filmes de arte é uma mudança e tanto de direção. O filme foi realizado com orçamento modesto e só foi exibido em 10 salas no Reino Unido, o que mostra bem seu lado mais independente, quase amador. O roteiro é certamente inspirado em filmes de quinta categoria mas até que consegue divertir. O fato é que "Cockneys vs Zombies" investe no humor tipicamente inglês o que dá origem a cenas bem nonsense como um grupo de velhinhos aposentados armados até os dentes atirando nas cabeças dos mortos vivos ou uma engraçada perseguição de um zumbi a um velhinho com problemas de locomoção, que acaba usando um andador para fugir do monstro! Enfim, se você procura um filme realmente arrepiante não encontrará aqui. Por outro lado se estiver com vontade de assistir a um filme sem muita noção, que aposta alto nas cenas de humor negro inglês então pode ser até uma opção razoável.

Cockneys vs Zombies (Inglaterra, 2012) Direção: Matthias Hoene / Roteiro: James Moran, Lucas Roche /  Elenco: Michelle Ryan, Georgia King, Alan Ford / Sinopse: Após Zumbis serem desenterrados de uma antiga câmara mortuária da era medieval, um vírus se espalha pela Londres atual, contaminando toda a população. Para tentar fugir da cidade um grupo de jovens assaltantes de banco tenta sobreviver à proliferação da peste.

Pablo Aluísio.