quarta-feira, 7 de novembro de 2012

007 Operação Skyfall

No ano em que se celebram os 50 anos do surgimento de James Bond no cinema chega nas telas o novo filme do personagem, um dos mais famosos da sétima arte. A boa notícia é que "007 Operação Skyfall" é o melhor da franquia com o ator Daniel Craig. A produção consegue ser fiel aos aspectos mais tradicionais de Bond com uma nova roupagem, mais atual, e de acordo com o cenário geopolítico em que vivemos. Como bem resume M (Judi Dench) o inimigo agora não tem bandeira, nem é uma nação organizada, mas sim criminosos internacionais sem rosto, sem nacionalidade, sem pátria. Obviamente o roteiro se refere aos grupos terroristas que hoje em dia assolam os países do primeiro mundo, em especial EUA e Inglaterra. Curiosamente porém o vilão, líder de um dessas organizações, não é um árabe muçulmano proveniente de algum país fundamentalista do Oriente Médio e sim um antigo membro do próprio serviço secreto britânico, numa excelente atuação do ator Javier Bardem, que surge em cena completamente à vontade com seu papel. De fato seu personagem é desde já um dos melhores antagonistas de Bond nessa longa franquia. Ao invés de tentar conquistar ou destruir o mundo, como vários vilões do passado, ele almeja apenas ter um acerto de contas com um alto membro do escalão da inteligência de sua majestade.

O roteiro como se percebe é bem construído, aproveitando o que há de melhor dentro da franquia. Objetos marcantes de Bond como seu carro Aston Martin e sua pistola preferida Walther PPK estão lá como ponte de ligação com os filmes anteriores, até porque certas coisas na franquia simplesmente não podem ser mudadas. Do mesmo modo as cenas de ação continuam presentes (e extremamente bem realizadas) como a luta no teto de um trem em movimento (algo que me lembrou alguns faroestes do passado) e um terrível confronto em uma fazenda isolada na Escócia. Essa parte da trama aliás é muito interessante pois revela aspectos da infância de Bond - algo que em tantos anos de série nunca foi bem explorado em cena. No mais vale a pena destacar a boa direção de Sam Mendes. Ele consegue criar todo um clima em cima das situações e o faz sem que o filme perca ritmo ou se torne enfadonho. Assim se você é fã de Bond a produção é obrigatória. Uma película acima da média que faz jus ao aniversário do famoso agente inglês no cinema.

007 - Operação Skyfall (Skyfall, Estados Unidos, Inglaterra. 2012) Direção: Sam Mendes / Roteiro: Neal Purvis, Robert Wade, John Logan / Elenco: Daniel Craig, Javier Bardem, Judi Dench, Naomie Harris, Bérénice Marlohe, Ralph Fiennes, Albert Finney, Ben Whishaw, Rory Kinnear, Helen McCrory / Sinopse: Uma lista contendo o nome e os locais onde atuam agentes do serviço secreto britânico caem nas mãos de uma rede terrorista que não demora a publicar na internet os dados sigilosos, levando vários deles à morte. Para tentar recuperar a lista e desvendar quem é o líder dessa nova organização terrorista o serviço secreto de sua majestade envia Bond, James Bond.

Pablo Aluísio.

Um comentário: