segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cockneys vs Zombies

Você provavelmente já assistiu muitos filmes de zumbis mas obviamente eram zumbis americanos. Esse aqui inova um pouquinho pois os monstros são ingleses, na Londres de hoje. A estória é básica: um grupo de operários acaba encontrando uma câmara medieval e resolvem entrar dentro para ver se há alguma coisa de valor lá. Ao adentrarem o ambiente descobrem que certamente não existe ouro nem prata mas sim zumbis que foram lacrados lá dentro por séculos. Depois de libertados os zumbis começam a contaminar toda a população da capital britânica. Crianças, velhos, jovens, ninguém escapa. Ao mesmo tempo em que a contaminação se espalha um grupo de jovens da classe trabalhadora (cockney) decide radicalizar, entrando em uma agência bancária para roubar o pagamento de uma grande empresa. Ao saírem do assalto encontram as ruas tomadas por zumbis. Bom, já deu para ver que o roteiro é praticamente nulo. O filme se diferencia dos demais por dois motivos: Primeiro é um terror que usa e abusa de situações de humor. Pra falar a verdade embora existam cenas com muito sangue e violência - como convém a um filme de zumbis - o filme nunca chega a assustar realmente pois é em essência um "terrir" - um terror que faz rir. Não é um terror de verdade, está mais para comédia com Zumbis. Tem algumas cenas gore mas são básicas.

A segunda coisa que chama a atenção é o fato do filme levar a assinatura de um estúdio de respeito na Europa. A distribuição é do Studiocanal +. Essa produtora é conhecida pelos filmes de alto nível que produz, então causa surpresa que eles agora tenham entrado no ramo dos zumbis! Para quem tem seu nome associado a filmes de arte é uma mudança e tanto de direção. O filme foi realizado com orçamento modesto e só foi exibido em 10 salas no Reino Unido, o que mostra bem seu lado mais independente, quase amador. O roteiro é certamente inspirado em filmes de quinta categoria mas até que consegue divertir. O fato é que "Cockneys vs Zombies" investe no humor tipicamente inglês o que dá origem a cenas bem nonsense como um grupo de velhinhos aposentados armados até os dentes atirando nas cabeças dos mortos vivos ou uma engraçada perseguição de um zumbi a um velhinho com problemas de locomoção, que acaba usando um andador para fugir do monstro! Enfim, se você procura um filme realmente arrepiante não encontrará aqui. Por outro lado se estiver com vontade de assistir a um filme sem muita noção, que aposta alto nas cenas de humor negro inglês então pode ser até uma opção razoável.

Cockneys vs Zombies (Inglaterra, 2012) Direção: Matthias Hoene / Roteiro: James Moran, Lucas Roche /  Elenco: Michelle Ryan, Georgia King, Alan Ford / Sinopse: Após Zumbis serem desenterrados de uma antiga câmara mortuária da era medieval, um vírus se espalha pela Londres atual, contaminando toda a população. Para tentar fugir da cidade um grupo de jovens assaltantes de banco tenta sobreviver à proliferação da peste.

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir