quinta-feira, 21 de junho de 2012
O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas
O problema básico de "O Exterminador do Futuro 2" é a ausência muito sentida de James Cameron na direção. Ele já havia dito ao final do filme anterior que aquele universo não lhe atrairia de novo para novos filmes. Com os problemas de bastidores a coisa ficou ainda pior. Assim ele não quis se envolver na direção dessa continuação. O escolhido para substituí-lo foi Jonathan Mostow, um nome menor em Hollywood. Sem a personalidade forte de Cameron no controle dos trabalhos o filme foi moldado e modificado ao bel prazer dos executivos do estúdio e aí a coisa desandou de vez. O filme é muito fraco. Apesar da produção cara "Exterminador do Futuro 3" jamais consegue superar aquela sensação de estarmos vendo uma produção caça níquel, sem nada de novo a dizer. O roteiro é basicamente o mesmo do filme anterior, sem novidades. A Exterminadora feminina T-X (Kristanna Loken) não empolga, nem tem carisma e é derivativa demais. Schwarzenegger também surge no controle remoto cheio de frases feitas que não são nem divertidas e nem novas - tudo soando como um prato requentado indigesto. O filme quase soterra de vez a franquia mas ainda não seria dessa vez que o Terminator seria destruído de vez nas telas de cinema. Novos sopros iriam surgir na série.
O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (Terminator 3: The Rise Of The Machines, Estados Unidos, 2003) Direção de Jonathan Mostow / Roteiro: Gale Anne Hurd / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Claire Danes, Nick Stahl, Kristanna Loken / Sinopse: Já adulto John Connor (Nick Stahl) é novamente perseguido por exterminadores vindos do futuro. Agora ele é alvo de uma exterminadora de modelo T-X que tenta assassiná-lo antes que ele lidere uma força de rebeldes contra a rebelião das máquinas no futuro.
Pablo Aluísio.
Twixt
Que Francis Ford Coppola é um dos grandes cineastas de nosso tempo acredito que ninguém tenha dúvidas. Que ele relegou sua carreira ao segundo plano para se tornar um empresário bem sucedido no ramo de vinhos também. O maior exemplo disso é esse estranho e bizarro filme "Twixt". Uma produção de complicada classificação. Não é necessariamente um filme de terror e nem tampouco um drama existencial. Coppola disse em entrevistas ter tido a idéia do filme em sonhos e pesadelos que teve, realmente faz sentido. "Twixt" não tem um roteiro convencional. Ele alterna sonhos, visões, pesadelos e realidade em uma mesma linha temporal. Confuso? Em certo sentido sim. Certa vez Coppola afirmou que após o sucesso de sua vinícola iria realizar apenas os projetos de que gostasse, sem a pressão dos estúdios. Complicado mesmo é entender porque ele escolheu algo assim, um projeto tão sui generis para retornar às telas. O filme não se parece com nada do que ele tenha feito antes, é disperso, sem foco e com ares de existencialismo. Uma produção muito barata (sete milhões de dólares de orçamento) que usa e abusa de cenários digitais, alguns pouco convincentes.
A trama se resume em acompanharmos um escritor fracassado, Hall Baltimore (Val Kilmer), que vai até uma cidadezinha do interior tentar vender alguns exemplares de seu último livro, um pulp fiction sobre bruxas. Com problemas de alcoolismo o escritor acaba ficando intrigado com a história de um velho hotel da região, aonde teria ocorrido um assassinato em massa de crianças. O local se encontra fechado e abandonado e havia sido ponto de parada do famoso escritor Edgar Allan Poe em tempos passados. Pressionado pelo seu editor para escrever um novo livro, Hall resolve usar as histórias do local como fonte de inspiração mas começa a confundir realidade com visões e sonhos que tem com as crianças que foram mortas no local. Coppola assim desfila na tela uma variedade de subtramas (como a morte acidental da filha do escritor) em um roteiro com pouco foco, confuso e sem direção. O uso excessivo de ambientações digitais também incomoda, embora algumas sequências sejam bonitas do ponto de vista estético. O diretor também não se furta em colocar Edgar Allan Poe como um personagem ativo na trama (tal como aconteceu recentemente com "O Corvo"). Em conclusão "Twixt" é um filme menor e estranho na importante filmografia do diretor. Para quem já fez obras grandiosas como "O Poderoso Chefão", "Twixt" soa muito amador e sem importância. Talvez venha a encontrar seu público, quem sabe. Para o conjunto de sua obra porém o filme não passa de uma simples nota de rodapé.
Twixt (idem, Estados Unidos, 2011) Direção: Francis Ford Coppola / Roteiro: Francis Ford Coppola / Elenco: Val Kilmer, Bruce Dern, Ben Chaplin / Sinopse: um escritor fracassado, Hall Baltimore (Val Kilmer), que vai até uma cidadezinha do interior tentar vender alguns exemplares de seu último livro, um pulp fiction sobre bruxas. Com problemas de alcoolismo o escritor acaba ficando intrigado com a história de um velho hotel da região, aonde teria ocorrido um assassinato em massa de crianças. O local se encontra fechado e abandonado e havia sido ponto de parada do famoso escritor Edgar Allan Poe em tempos passado. Pressionado pelo seu editor para escrever um novo livro, Hall resolve usar as histórias do local como fonte de inspiração mas começa a confundir realidade com visões e sonhos que tem com as crianças que foram mortas no local.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Meu Nome é Coogan
"Meu Nome é Coogan" é um dos filmes mais curiosos da filmografia de Clint Eastwood. Aqui ele interpreta um assistente de Xerife do Arizona que vai até Nova Iorque trazer um prisioneiro sob custódia. O roteiro se baseia justamente no choque cultural entre o sujeito durão, red neck do interior, e a grande cidade e seus costumes modernos, com resquícios ainda da geração Hippie (entenda-se muita amor livre, drogas e promiscuidade, como convém ao clima ideológico reinante dentro dos jovens rebeldes da década de 1960). O roteiro obviamente brinca com a imagem de Eastwood de seus famosos faroestes e tenta tirar humor em cima da diferença de personalidade entre o sujeito austero e conservador com o ambiente liberal da cidade grande. O enredo poderia render muito mais na minha opinião mas em seus 90 minutos vamos acompanhando muita perda de potencial do filme, justamente porque os roteiristas insistiram em criar um romance pouco convincente entre Clint e uma psicóloga (interpretada pela atriz Susan Clark).
Isso quebrou a coluna dorsal do filme pois o aspecto policial foi bastante prejudicado pelo quebra de ritmo do romance bem no meio da trama. Embora não seja um western Clint Eastwood repete seus personagens dos filmes de faroeste, só que aqui a ação obviamente se desloca para uma Nova Iorque sufocante, dos tempos atuais. A direção de Don Siegel se perde um pouco por causa dessa indecisão do roteiro pois o filme não se decide em ser um filme de ação ou um romance mostrando a diferença de costumes do casal. Uma hora o filme se torna ágil e rápido para depois cair em cenas absurdamente chatas e arrastadas. Enfim, "Meu Nome é Coogan" é um bom policial com jeitão de western mas seguramente poderia ser bem melhor se não tivessem apelado tanto para o namorico de fotonovela do personagem principal.
Meu Nome é Coogan (Coogan´s Bluff, Estados Unidos, 1968) Direção: Don Siegel / Roteiro: Herman Miller / Elenco: Clint Eastwood, Lee J. Cobb, Susan Clark, Don Stroud / Sinopse: Coogan (Clint Eastwood) é um xerife do Arizona que tenta recapturar um fugitivo nas ruas movimentadas de Nova Iorque.
Pablo Aluísio.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
Além dos efeitos revolucionários outro problema rondava a volta do Exterminador. Nos sete anos que separaram o primeiro do segundo filme o ator Arnold Schwarzenegger havia se tornado um astro de primeira grandeza! Com um sucesso de bilheteria atrás do outro seu cachê subiu a um patamar impensável para o estúdio - que também não aceitava abrir mão de sua presença em um segundo filme. Depois de tantos problemas superados finalmente "Terminator 2" começou a tomar forma. As filmagens foram complicadas e a pós produção foi ainda mais tensa. James Cameron, perfeccionista ao extremo, não aceitava nada menos do que a perfeição técnica para o filme. O resultado se viu depois quando o filme finalmente estreou. Com efeitos computadorizados revolucionários e incríveis "Termnator 2" se tornou um mega sucesso de bilheteria - um filme que rompeu vários recordes de arrecadação! De fato a produção se tornou o auge das carreiras de Schwarzenneger e Cameron. O único que parece não ter aproveitado do sucesso do filme foi o jovem Edward Furlong, que interpretava o jovem John Connor. Transformado em ídolo da noite para o dia não soube lidar com a fama afundando sua carreira em drogas e escândalos pessoais depois. Para Cameron "Terminator 2" era o filme definitivo que queria fazer sobre aquele universo. De fato o filme que marcou o auge da franquia também foi seu último pois ele não mais dirigiria nada mais nessa série. Para ele o filme era o ápice e também o final definitivo desse cativante conto de ficção.
O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, Estados Unidos, 1991) Direção: James Cameron / Roteiro: James Cameron, William Wisher Jr / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick / Sinopse: Novos exterminadores são enviados novamente ao passado para tentar liquidar na adolescência o jovem John Connor (Edward Furlong) que no futuro se tornará o líder da resistência humana contra o domínio das máquinas.
Pablo Aluísio.
Robin Hood
Em terra de cego, caolho é rei. Esse ditado infame se aplica muito no que diz respeito a Robin Hood. Em um ano com tanto filme ruim, o filme de Ridley Scott se sobressai acima dos demais blockbusters. O roteiro é bem escrito, apesar de muitas situações absurdas do ponto de vista histórico e o filme em nenhum momento chega a ofender a inteligência do espectador, pelo contrário, é uma tentativa de revitalizar o velho jeito de fazer cinema, principalmente dos antigos filmes de aventura. Nesse aspecto os mais jovens podem até mesmo achar o filme chato em certos momentos (ele não tem tantas cenas de ação como se pensava), é relativamente parado, mas esse tipo de coisa vejo como algo positivo pois as cenas de intrigas palacianas são as melhores na minha opinião. A trama todo mundo já conhece: Robin Hood é o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres. Tem um caso com sua amada Mariah (ou como aqui no filme Marion) e está em constante atrito com o xerife de Nottingham. Nada de novo.
Para falar a verdade as bases desse personagem são as mesmas desde a Idade Média quando sua vida era cantada em prosa e verso pelos trovadores e menestréis medievais. Robin existiu realmente ou é apenas um personagem de contos de fadas? Fato ou ficção? Até hoje se debate sobre isso sem uma conclusão definitiva. De qualquer forma, mesmo não tendo existido de fato a questão é que Robin Hood faz parte de um contexto histórico. Olhando sobre esse ponto de vista histórico o filme é quase um desastre completo, temos que admitir. A tentativa de colocar Robin Hood no centro da declaração de direitos do Rei João Sem Terra é um absurdo sem tamanho. Se existiu realmente, Robin era apenas um ladrão de bosque e não um arauto das liberdades individuais. Nesse aspecto a coisa ficou forçada, assim como o romance de Robin com Marion, aqui uma nobre empobrecida. De qualquer forma o filme só não é pior em termos de história porque a caracterização de Ricardo Coração de Leão foi muito boa, melhor do que todas as outras versões sobre Robin. Definitivamente o Rei não era o herói que aparece em tantos filmes mas um sujeito bem cruel e despótico. Além disso apesar de ser um símbolo da realeza inglesa Ricardo era quase que totalmente francês do ponto de vista cultural (falava francês na verdade e seguia muito mais os hábitos e costumes franceses do que ingleses) De qualquer forma deixando isso de lado até que o saldo geral não é ruim, pois o filme diverte, não aborrece e nos prende a atenção. Isso em um ano tão escasso de bons filmes faz toda a diferença do mundo.
Robin Hood (Robin Hood, Estados Unidos, 2010) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Brian Helgeland, Brian Helgeland / Elenco: Russell Crowe, Cate Blanchett, Matthew Macfadyen / Sinopse: Robin Hood (Russel Crowe) volta das cruzadas onde lutou ao lado do rei Ricardo Coração de Leão e encontra a Inglaterra em grande turbilhão político e social. Ao lado de sua amada Marion Loxley (Cate Blanchett) parte em busca de um país mais igualitário e justo para todos os cidadãos do reino.
Pablo Aluísio.
Legião
Lamento ter encontrado Dennis Quaid atuando no filme. Decadente e canastrão como nunca o ator tenta trazer alguma dignidade ao filme mas fracassa completamente. Igualmente constrangedoras são as atuações de Paul Bettany como um anjo anabolizado e Kate Walsh em um papel sem qualquer importância (quem diria que essa estrela de tv presunçosa iria pagar um mico desses hein?). A atriz que interpreta a garçonete é outra que veio direto dos seriados de tv para participar do filme (Adrianne Palicki de Friday Night Lights) mas nada acrescenta. Enfim, filme ruim, teologicamente obtuso e com roteiro horrível. Os pobres anjinhos mereciam coisa melhor.
Legião (Legion, Estados Unidos, 2009) Direção: Scott Charles Stewart / Roteiro: Peter Schink, Scott Charles Stewart / Elenco: Paul Bettany, Dennis Quaid, Charles S. Dutton / Sinopse: Um grupo de anjos entram em conflito na terra numa terra distante e desértica.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Safe - O Intocável
Luke Wright (Jason Statham) é um policial que cai em desgraça após entregar tiras corruptos de Nova Iorque. Sem meios de sobrevivência entra para o mundo da luta livre onde acaba descontentando uma máfia de apostas. Perseguido se esconde nas ruas da cidade, em abrigos para sem tetos. Desiludido decide colocar um fim em sua vida no metrô mas no último momento percebe uma pequena garotinha chinesa (Catherine Chan) fugindo de capangas da máfia chinesa. Decide ajudá-la e acaba se envolvendo numa terrível conspiração criminosa envolvendo as máfias russas e chinesas e a banda podre da polícia nova iorquina."Safe" é o novo filme do astro dos filmes de ação, Jason Statham. Ele já tem seu público formado de admiradores e realiza produtos destinados para esse tipo de público de filmes de muita ação e pancadaria, por isso nem adianta reclamar que suas produções não possuem roteiro e nem boas atuações. Jason não está em cena para atuar mas sim para bater, dar tiros, sopapos e distribuir porradas a atacado!
Esse "Safe" certamente vai satisfazer seu público. O filme me lembrou muito os filmes de ação e artes marciais de Hong Kong. A edição é nervosa, rápida e não perde muito tempo em situações dramáticas. Nos primeiros 20 minutos de filme a trama é apresentada rapidamente, tanto a estória do tira vivido por Jason quanto da garotinha órfã que superdotada é usada pela máfia chinesa para decorar dados sigilosos como senhas, números e receitas de sua organização criminosa. As cenas de pancadaria são em grande número e pelo menos há uma boa sequência com Jason em cima de um vagão de metrô em Nova Iorque. De resto o filme traz no elenco de apoio o sumido Chris Sarandon (o vampiro do primeiro "A Hora do Espanto"). Ele tem apenas duas cenas mas que valem para mostrar que o ator está ainda atuante no cinema. Enfim, "Safe" é indicado para o público que gosta dos filmes de Jason Statham. Para quem o detesta é melhor ficar longe pois o filme é justamente aquilo que parece, sem maiores surpresas.
Safe - O Intocável (Safe, Estados Unidos, 2012) Direção: Boaz Yakin / Roteiro: Boaz Yakin / Elenco: Jason Statham, Catherine Cham, Chris Sarandon / Sinopse: Ex policial conhecido como "o lixeiro" (apelido dado pois gostava de limpar as ruas da escória) acaba ajudando ao acaso uma garotinha chinesa perseguida pelas máfias chinesas e russas. Com seu estilo "quebra ossos" tenta manter a menina a salvo.
Pablo Aluísio.
Planeta dos Macacos: A Origem
Esqueça a franquia clássica original. Esqueça o filme de Tim Burton também. Esse "Planeta dos Macacos - a Origem" tenta inovar e ser diferente da longa linhagem de filmes já feitos sobre a estória desses personagens. A boa notícia é que no final somos presenteados com um bom filme realmente, que logo se torna uma grata surpresa. Todos sabem que de maneira em geral detesto blockbusters, principalmente quando são vazios e sem conteúdo. Pior são aqueles que se fundamentam única e exclusivamente em efeitos digitais. Esse novo Planeta dos Macacos tinha tudo para ser um produto assim. Felizmente não é o que acontece. Não restam dúvidas que esse também é um blockbuster de Hollywood, feito e pensado para gerar grandes bilheterias, o diferencial é que é um produto de qualidade, com bom roteiro e boas atuações. Definitivamente esse "Planeta dos Macacos: A Origem" é um blockbuster com alma! Posso dizer sem ter medo de errar que os 70 primeiros minutos são brilhantes. Não devo contar nada para não estragar a surpresa dos que irão assistir mas o desenvolvimento de Cesar e seu envolvimento com o personagem de James Franco (e seu pai) é extremamente bem escrito, envolvente e tocante. Nada parecido com o que estamos acostumados a ver nesse tipo de produção Made in Hollywood.
Na minha opinião o filme só perde mesmo um pouco de qualidade quando sua vocação de blockbuster fala mais alto (mais ou menos nos 25 minutos finais) mas mesmo aí nada acontece que o desmereça e em nenhum momento a inteligência do espectador é ofendida. Outro ponto crucial: praticamente todos os macacos do filme são digitais mas tudo é feito com tamanha sensibilidade e perfeição técnica que isso se torna um mero detalhe. Também vamos convir que seria simplesmente impossível rodar esse roteiro com animais de verdade (ou o pior, com humanos vestidos de macaco). Em suma, é realmente um novo recomeço, original, que traz conceitos e pontos de vistas inovadores que em essência o transformaram em um belo filme, belo mesmo. O melhor blockbuster de 2011 com folgas! Não deixem de assistir.
Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of The Planet Of The Apes, Estados Unidos, 2011) Direção: Robert Wyatt / Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver baseado no livro de Pierre Boulle / Elenco: James Franco, Andy Serkis, Brian Cox / Sinopse: Jovem cientista (James Franco) realiza experimentos com macacos visando procurar uma cura para uma doença que atinge seu pai. Isso acaba desenvolvendo uma inteligência fora do comum nos animais o que trará consequências sérias para o futuro da humanidade.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Não Me Abandone Jamais
Um grupo de crianças órfãs nasce e cresce sob o controle do Estado. Eles são afastados do mundo exterior e pouco sabem sobre seu passado. Mais velhos uma dessas garotas começa a se questionar sobre sua situação pessoal e sai em busca por respostas. O que a levará a descobrir uma realidade terrível sobre sua origem. Devo confessar uma coisa: esse foi um dos filmes mais perturbadores que assisti nos últimos anos. Não vou aqui revelar o grande segredo dele mas antecipo dizer que conforme ele foi passando fui ficando cada vez mais absorvido e impressionado. Tudo é passado e mostrado numa terrível normalidade, dentro de uma situação completamente cruel para não dizer o mínimo. Esse sim é o tipo de roteiro e argumento que quanto menos se falar melhor para os que irão assistir ele. Eu adoraria revelar e debater mais sobre essa situação terrível pelo qual os personagens passam e vivem mas não quero estragar a surpresa de ninguém. Só digo que é muito original (e muito deprimente).
O elenco todo está muito bem. Desde a gracinha Carey Mulligan, passando por Keira Knightley (muito magra em decorrência do papel) mas o filme pertence mesmo a Charlotte Rampling. É incrível como grandes mestres da arte de interpretar precisam de tão pouco para dominar completamente a cena. A Charlotte (que sou fã desde Angel Heart) aqui aparece em 3 ou 4 cenas mas na última que aparece arrasa. Em uma frase e em um olhar ela resume todo o filme de forma avassaladora. Grande momento. Enfim, aconselho que leia o menos possível sobre o filme (sempre tem um critico que estraga tudo antes do tempo) e vá assistir ao filme como eu fui, sem saber quase nada. Só assim vocês terão a possibilidade de apreciar tanto quanto eu apreciei. Recomendo muito o filme. Por fim fica a bela frase que resume um dos aspectos mais interessantes de seu argumento: "Não fazíamos isso para enxergar suas almas. Fazíamos para saber se vocês tinham almas".
Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go, Inglaterra / EUA, 2010) Direção: Mark Romanek / Roteiro: Kazuo Ishiguro / Elenco: Carey Mulligan, Keira Knightley, Andrew Garfield, Sally Hawkins / Sinopse: Um grupo de crianças órfãs nasce e cresce sob o controle do Estado. Eles são afastados do mundo exterior e pouco sabem sobre seu passado. Mais velhos uma dessas garotas começa a se questionar sobre sua situação pessoal e sai em busca por respostas. O que a levará a descobrir uma realidade terrível sobre sua origem.
Pablo Aluísio.
domingo, 17 de junho de 2012
Os Agentes do Destino
David Norris (Matt Damon) é um candidato ao senado dos Estados Unidos que descobre estar sendo seguido de perto por estranhos e misteriosos homens que tentam manipular os acontecimentos e eventos de sua vida, numa verdadeira manobra de controle do destino. Algumas coisas me incomodaram no roteiro. Não li a obra de Phillip K Dick e por isso não sei ao certo se os problemas são apenas do filme ou também do conto que lhe deu origem. O fato porém é que a premissa de tudo é um tanto absurda no meu ponto de vista. O filme parte do pressuposto de que todas as pessoas no mundo já possuem seu destino traçado, determinado em livros previamente escritos. Qualquer tentativa de sair dessa linha teria que ser corrigida por agentes (os tais agentes do destino, sujeitos com roupa ao estilo agente do FBI dos anos 50). No centro de tudo teríamos o personagem chamado no filme de presidente (que pelas insinuações do argumento tudo leva a crer tratar-se de quem você está pensando mesmo ou uma entidade equivalente ao Deus judaico cristão).
Não é complicado ver como seria o caos se algo assim realmente comandasse nossas vidas. Se para impedir um namorico como é mostrado no filme são necessários centenas de agentes do destino imagine monitorar tudo o que acontece em nossas vidas? Além do mais essa visão (Calvinista, diga-se de passagem) cai no paradoxo de que se tudo já é predeterminado então para que a existência dos seres humanos? Aonde foi parar o livre arbítrio de todos nós? Qual é o propósito de nossas vidas? Nenhum obviamente. Tirando as questões filosóficas que emergem do argumento do filme temos um produto que cai na falta de foco várias vezes apesar dos esforços de seus realizadores. É a tal coisa, ou o filme de ficção segue uma linha mais intelectual, intuitiva, ou então que siga pelo caminho da ação desenfreada. Tentar unir essas duas coisas ao mesmo tempo não costuma dar muito certo e é justamente o que acontece aqui. O roteiro não sabe se desenvolve melhor o tema dos agentes do destino ou se abraça as sequências de ação de uma vez por todas. No meio da indecisão o filme ora ganha ritmo frenético, ora cai no marasmo. Damon não está convincente em seu papel que diga-se de passagem exigiria um ator mais velho com cara de durão (ele é jovem demais para ser candidato ao senado dos EUA, cargo que é disputado por veteranos da política americana). Já Blunt não tem muito o que fazer em cena. Em conclusão é isso, "Os Agentes do Destino" tenta agradar ao mesmo tempo os interessados na obra de Dick (um autor intelectual por excelência) e os fãs de filmes de ação e termina por não satisfazer nenhum dos dois grupos.
Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, Estados Unidos, 2011) Direção: George Nolfi / Roteiro: George Nolfi baseado no conto de Philip K Dick / Elenco: Matt Damon, Emily Blunt, Michael Kelly / Sinopse: David Norris (Matt Damon) é um candidato ao senado dos Estados Unidos que descobre estar sendo seguido de perto por estranhos e misteriosos homens que tentam manipular os acontecimentos e eventos de sua vida, numa verdadeira manobra de controle do destino.
Pablo Aluísio.