Título Original: Witchfinder General
Ano de Lançamento: 1968
País: Reino Unido
Estúdio: Tigon British Film Productions
Direção: Michael Reeves
Roteiro: Michael Reeves, Tom Baker
Elenco: Vincent Price, Ian Ogilvy, Rupert Davies, Robert Russell, Hilary Dwyer, Nicky Henson
Sinopse:
O filme se passa na Inglaterra durante a Guerra Civil do século XVII. Matthew Hopkins (Vincent Price) afirma ter sido nomeado pelo Parlamento como “Caçador de Bruxas Geral”. Ele viaja de vila em vila perseguindo supostas bruxas e hereges, usando tortura e acusações falsas — com o único objetivo de ganhar dinheiro e poder. Quando o soldado Richard Marshall (Ian Ogilvy) descobre os crimes de Hopkins, ele decide caçá-lo para pôr fim ao seu reinado de medo e terror.
Comentários:
O filme é considerado um marco do chamado “folk horror” britânico — mistura horror com contexto histórico e social, focando na superstição, fanatismo religioso e perseguições. A distribuição nos Estados Unidos mudou o título para The Conqueror Worm, numa tentativa de associá-lo aos filmes do ciclo de Poe estrelados por Price, apesar de a história não ter relação com os contos de Poe. O filme era bastante violento e chocante para a época — com cenas de tortura, execuções e brutalidade, o que lhe conferiu reputação de obra controversa, muito além dos filmes de horror “fantasia” ou sobrenatural. Enfim, temos aqui um filme até bem realista sobre o que foi a real Caça às Bruxas, onde pessoas que se diziam cristãs usavam a fé alheia para cometer as maiores barbaridades e atrocidades contra pessoas vulneráveis.
Pablo Aluísio.

Cine Darkness
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Esse negócio de "caca as brixas", nas suas infinitas definições, sempre tem um fim trágico pra alguns grupos desde a idade média, passando pela guerra fria, erc..
ResponderExcluirO alvo era basicamente mulheres velhas e solteiras, a maioria delas pobres, algumas cultivando antigas religiões pagãs de um passado remoto. Era uma atrocidade, acima de tudo.
ResponderExcluir