terça-feira, 24 de novembro de 2020

Lágrimas Amargas

Clássico do cinema, produzido na década de 1950 e estrelado pela atriz Bette Davis. A história é bem interessante. Um drama com toques autobiográficos, o filme "Lágrimas Amargas" narra a vida de Margie (Bette Davis), uma atriz que foi estrela no passado, mas que agora enfrenta muitos problemas em sua vida pessoal e profissional. Os estúdios já não mais a procuram para participar do elenco de seus filmes. Ela se torna uma profissional do passado que ninguém mais quer contratar. Os trabalhos que aparecem são indignos e sem dinheiro ela acaba indo morar em um pequeno apartamento muito simples, nada adequado com sua vida de luxo do passado. Para piorar, Margie procura afogar suas decepções com a bebida e acaba indo presa. Sua filha Gretchen (Wood) também não tem como lhe ajudar pois é uma jovem que já tem seus próprios problemas pessoais. De volta à liberdade, Margie decide que é hora de mudar sua vida de uma vez por todas.

Bette Davis foi uma das grandes personalidades da história do cinema americano. Ela ousou romper com o chamado Star System e procurou construir uma carreira independente e corajosa. Por ser uma mulher de atitude, enfrentou vários problemas, inclusive a falta de convites para fazer mais filmes, talvez por essa razão esse "Lágrimas Amargas" seja tão essencial para os cinéfilos entenderem quem realmente foi Bette Davis. Ela própria passaria por situações semelhantes em sua vida profissional. Vencedora do Oscar, não se importou em publicar nos classificados de um jornal de Los Angeles um anúncio em busca de trabalho. O Oscar que ela venceu inclusive é usado numa das cenas desse filme.

Não conheço nenhum outro filme da filmografia de Davis que seja tão simbólico como esse. É praticamente uma biografia da mulher corajosa e valente que ela foi em vida. Já para os que são fãs da eterna Natalie Wood, a produção tem um brinde a mais, sua participação no elenco como a filha de Bette Davis. Segundo consta, ela teria sofrido um pequeno acidente nas filmagens que quase lhe causou seu afogamento. Isso criou um trauma que lhe seguiu pelo resto da vida. Tragicamente ela morreria afogada décadas depois após um acidente até hoje mal explicado em um barco, durante suas férias ao lado do marido Robert Wagner. Fica então nossa dica de filme clássico do dia, o edificante "Lágrimas Amargas". Não deixe de assistir.

Lágrimas Amargas (The Star, Estados Unidos, 1952) Estúdio: 20th Century Fox / Direção: Stuart Heisler / Roteiro: Dale Eunson, Katherine Albert / Elenco: Bette Davis, Sterling Hayden, Natalie Wood, Warner Anderson / Sinopse: Margaret Elliot (Davis) é uma atriz que no passado foi uma estrela em Hollywood. Agora, mais velha e com problemas envolvendo alcoolismo, ela amarga um injusto ostracismo em sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Bette Davis).

Pablo Aluísio.

14 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Lágrimas Amargas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Amo Bette Davis. Primeira grande feminista da história do cinema. Uma mulher de muita coragem e determinação pessoal.

    ResponderExcluir
  3. E ela foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia de Hollywood. Que mulher!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida a Bette Davis marcou a história do cinema. Uma das grandes damas da sétima arte.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, assistam ao clipe de "Bette Davis Eyes" da Kim Carnes. Tem cenas de vários clássicos da carreira dela. É maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Ah, isso me lembra dos anos 80 e suas músicas inesquecíveis...

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que poucos falam é que a Natalie Wood estava "sozinha" em um barco em alto mar com o seu marido Robert Wagner e com o...Christopher Walken. Eu não sei, mas acho que pelos papéis que eu sempre vejo o Walken fazer e pela possibilidade de um triângulo amoroso entre eles,isso faz com que essa historia da morte misteriosa da Natalie Wood por "afogamento" resvale no bizarro, ao ponto do Tarantino ter metido o dedo nessa ferida em Era uma Vez em Hollywood, usando o personagem do Brad Pitt.

    ResponderExcluir
  8. Quanto mais o tempo passa e fico mais velho, mais deixo de me interessar por teorias da conspiração. Muito provavelmente a versão oficial da polícia seja a correta. Ela estava bêbada, foi pular de um barco para o outro, perdeu o equilíbrio, caiu na água, afundou e morreu afogada. Penso que deve ter sido isso mesmo.

    ResponderExcluir
  9. A Natalie Wood era uma bela mulher. O que me espanta é que ela tinha jeito de mulher latina. Naquela Hollywood do passado isso não era algo comum.

    ResponderExcluir
  10. Ela tinha um biotipo bem próprio mesmo. Poderia ate´mesmo se confundir com uma brasileira. Concordo com você, Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que isso ajudou demais ela pegar o papel em "Amor Sublime Amor".

      Excluir
  11. Pablo:
    Como sei que você gosta muito, segue esse link abaixo. Live é isso.
    https://youtu.be/3z7fT7mjdS0

    ResponderExcluir
  12. Canta muito bem, toca maravilhosamente bem. Sou fã.

    ResponderExcluir