domingo, 15 de novembro de 2020

O Homem que Matou Dom Quixote

Título no Brasil: O Homem que Matou Dom Quixote
Título Original: The Man Who Killed Don Quixote
Ano de Produção: 2018
País: Espanha, Portugal, França
Estúdio: Alacran Pictures,
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam, Tony Grisoni
Elenco: Adam Driver, Jonathan Pryce, Joana Ribeiro, Hovik Keuchkerian, Jordi Mollà, José Luis Ferrer

Sinopse:

Cineasta em crise, não consegue encontrar novas ideias para seu novo filme sobre Dom Quixote. Ele então decide voltar para a pequena vila onde rodou um filme de conclusão de curso, quando ainda era bem jovem. E lá reencontra pessoas que atuaram em seu primeiro filme, inclusive um velho sapateiro que agora acredita ser o verdadeiro Dom Quixote. Filme premiado no Goya Awards.

Comentários:
A assinatura visual de Terry Gilliam fica clara desde a primeira cena. Esse é um daqueles diretores que imprimem sua identidade em cada fotograma de seus filmes. Nessa produção ele aceitou um convite para ir trabalhar na Europa. A intenção era realizar um filme que fosse uma homenagem ao famoso livro Dom Quixote. Escrito por Miguel de Cervantes e publicado pela primeira vez em 1605, essa é sem dúvida uma das obras literárias mais influentes da história. O resultado porém não passou nem perto de fazer jus a esse grande legado cultural. Em muitas ocasiões o roteiro derrapa completamente, virando uma comédia bem sem graça. O que salva esse filme do abismo é a atuação do ator Jonathan Pryce. Ele interpreta um velho sapateiro louco que passa a acreditar que é o verdadeiro Dom Quixote. Se o diretor tivesse optado apenas por esse lirismo ao invés de ficar jogando fichas em um humor pouco eficiente, aí sim teríamos um belo filme. Do jeito que ficou, é apenas de mediano para fraco. Uma pena.

Pablo Aluísio.

12 comentários:

  1. O Homem que Matou Dom Quixote
    The Man Who Killed Don Quixote
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse diretor fez parte do Monty Python. Sempre achei seus filmes bem barrocos. Há uma poluição visual neles. Tem que gostar desse tipo de excesso pra curtir o Gilliam. Não é bem meu caso.

    ResponderExcluir
  3. Os filmes parecem grandes espetáculos circenses da alta idade média. Isso me veio à mente agora.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Lord Erick.
    Ele sempre imprimiu ao seu cinema esse estilo de arte barroca, dos séculos passados. E no meio sempre procurou inserir algo de humor, embora nem sempre tenha se dado bem nisso.

    ResponderExcluir
  5. O circo medieval é claramente uma referência Lord. Nesse filme mesmo temos um elemento mambembe bem característico, algo ainda mais marcante na figura do sapateiro que pensa ser o Quixote.

    ResponderExcluir
  6. Filmes bonitos de se assistir. Nem sempre os roteiros são os melhores.

    ResponderExcluir
  7. Filmes visualmente bonitos, porém,concordando com você, nem sempre com roteiros primorosos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ce film a également une production française. Voyez comme c'est intéressant.

    ResponderExcluir
  10. Oui, c'est une production européenne, issue du cinéma européen. Et il a le style du vieux continent. J'aime beaucoup ce type de film.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que Dom Quixote é o personagem de ficção com mais correspondentes na vida real. Todo mundo já conheceu um pelo menos uma vez na vida real. Eu já conheci varios.

    ResponderExcluir
  12. Eu também conheci vários. Todos eles caíram do cavalo... rsrsrs

    ResponderExcluir