segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O Indomado

Clássico do cinema estrelado pelo ator Paul Newman, aqui em grande forma, em uma de suas melhores atuações na década de 1960. Sob direção de Martin Ritt, que tinha o talento de deixar o ator bem à vontade durante as filmagens, além de ser seu amigo pessoal, o resultado do ponto de vista cinematográfico não poderia ser melhor. O protagonista, o personagem principal do filme, se chama Hud Bannon. Interpretado de forma brilhante por Paul Newman, ele é o filho rebelde de um respeitável fazendeiro, que vive permanentemente em conflito com seu idoso pai. O conservadorismo do velho se choca o tempo todo com o modo de agir do filho, que parece querer mesmo abalar todas as estruturas do patriarca ao velho estilo. Quando o filme chegou aos cinemas houve muitas comparações entre esse personagem de Paul Newman e os rebeldes do passado que tinham sido interpretados por Marlon Brando e James Dean. 

Porém as semelhanças são apenas aparentes. James Dean interpretava jovens perdidos, com problemas psicológicos. Marlon Brando interpretava rebeldes mais perigosos, como em "O Selvagem", mas que ainda mantinham uma certa bondade embaixo de suas roupas de couro. Já o rebelde de Paul Newman nesse filme é acima de tudo um sujeito bem egoísta, rude e que não serve para nada além de infernizar a vida do pai. Ao lado de uma elenco de apoio ótimo, Paul Newman criou um dos personagens mais sem ética pessoal de sua carreira.

O roteiro desse filme também surpreende por trazer para as telas um oeste bem diferente dos filmes clássicos de western. Aqui não há mais aquele clima bravio, de grandes homens do passado. O personagem de Paul Newman vive em uma fazenda, mas não está nem aí para cavalos e tradição. Ao invés disso ele aterroriza a vizinhança em um Cadillac novinho em folha. E como mais importante, explora o choque de gerações que acontecia naquele período histórico, onde os mais jovens não estavam mais preocupados com os valores dos mais velhos. O que era importante no passado, passou a ser visto como algo careta, praticamente uma piada, pelos mais jovens. A mudança de gerações realmente nunca foi algo fácil e na década de 1960 as diferenças eram ainda mais reforçadas.

O Indomado (Hud, Estados Unidos, 1963) Estúdio: Paramount Pictures / Direção: Martin Ritt / Roteiro: Irvine Ravetch, Harriet Frank / Elenco: Paul Newman, Melvyn Douglas, Patricia Neal, Brandon de Wilde / Sinopse: Em uma fazenda no interior dos Estados Unidos, pai e filho vivem em pé de guerra. O jovem é rebelde e não está nem aí para os valores de seu velho pai. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Paul Newman), e melhor direção (Martin Ritt). Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor atriz (Patricia Neal), melhor ator coadjuvante (Melvyn Douglas) e melhor direção de fotografia em preto-e-branco (James Wong Howe). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - Drama.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Cinema Clássico
    O Indomado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Tríade de rebeldes clássicos de Hollywood, em ordem de importância
    Marlon Brando
    James Dean
    Paul Newman

    ResponderExcluir
  3. Em termos de talento de atuação eu colocaria essa tríada na seguinte ordem:
    Marlon Brando
    Paul Newman
    James Dean

    ResponderExcluir
  4. Hahaha... vou entrar na brincadeira
    Minha lista de preferidos é assim
    Marlon Brando
    Paul Newman
    James Dean

    ResponderExcluir
  5. Listas e mais listas... as pessoas adoram listas... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o primeiro filme que me lembro ter me cansado, mas não porque fosse lento, ou ruim, mas por causa da intensidade da luta do protagonista. O Paul Newman foi, sem duvida, um dos atores mais extraordinaários que passaram por Hollywood. Se não fosse contemporâneo dos gênios James Dean e Marlon Brando, estaria só no Olimpo dos deuses da representação do século 20.

    ResponderExcluir
  7. Essa geração de atores provavelmente jamais será superada. Todos excelentes, todos formados no Actors Studio de Nova Iorque. Acredito que como essa, não haverá outra, jamais...

    ResponderExcluir