segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Face Oculta da Lei

Título no Brasil: A Face Oculta da Lei
Título Original: Dark Blue
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Alphaville Films, Cosmic Pictures
Direção: Ron Shelton
Roteiro: James Ellroy, David Ayer
Elenco: Kurt Russell, Ving Rhames, Scott Speedman, Brendan Gleeson, Michael Michele, Dash Mihok

Sinopse:
Em uma Los Angeles tumultuada pela morte de um negro chamado Rodney King, um policial linha dura interpretado pelo ator Kurt Russell não tem vida fácil. A corregedoria está em seu encalço, por causa das denúncias de abuso policial. Além disso ele precisa preparar um grupo de jovens policiais para a realidade das ruas violentas da cidade.

Comentários:
Um filme como esse seria complicado de ser produzido nos dias atuais. A questão da brutalidade policial envolvendo afrodescendentes continua na ordem do dia. Então ter como protagonista um tira que nem sempre respeitasse a lei, seria no mínimo algo explosivo. Não é para menos que esse filme sumiu do mapa, não sendo exibido mais em lugar nenhum. Seu roteiro pode ser interpretado de forma equivocada. E, pelo visto, mesmo após tantos anos (a história do filme se passa nos anos 90) os problemas raciais envolvendo os policiais americanos só pioraram com o passar dos anos. Parece mesmo algo sem solução. De qualquer forma, visto apenas como uma fita policial, esse filme até que é bem interessante. Tem boas cenas de ação e um roteiro que procura explorar a diferença entre o que manda a lei e o que acontece nas ruas de uma grande cidade americana. O tira de Kurt Russell é um sujeito forjado justamente nessas ruas, onde apenas o mais forte consegue sobreviver ao final de mais um dia de brutalidade, insanidade e violência.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A Face Oculta da Lei
    Dark Blue
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme poderia ter sido produzido em 2020 graças a atualidade do assunto. Trinta anos e está tudo absolutamente igual nos Estados Unidos, se não estiver pior.

    ResponderExcluir
  3. Os Estados Unidos não conseguem superar essa questão racial. Quando tudo parece caminhar bem vem um policial e mata um homem negro e aí tudo recomeça do zero... vidas negras importam, como diz o lema do movimento.

    ResponderExcluir