domingo, 1 de novembro de 2020

O Caminho Para El Dorado

Título no Brasil: O Caminho Para El Dorado
Título Original: The Road to El Dorado
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks Animation
Direção: Bibo Bergeron, Don Paul
Roteiro: Terry Rossio, Ted Elliott
Elenco: Kevin Kline, Kenneth Branagh, Rosie Perez, Armand Assante, Edward James Olmos, Jim Cummings

Sinopse:
Durante a exploração do novo mundo, no século XVI, dois vigaristas acabam descobrindo um mapa que levaria ao El Dorado, uma cidade feita de ouro na recém descoberta América. Com esse mapa em mãos eles então partem para uma grande aventura. Filme indicado a oito categorias no Annie Awards, o Oscar da animação.

Comentários:
Esse mundo da animação é dos mais concorridos dentro da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Claro que o estúdio de Steven Spielberg, a Dreamworks, não ficaria de fora desse nicho. Porém, com poucas exceções, a Dreamworks nunca acertou muito nesse segmento. E aqui eles cometeram um erro básico. A conquista da América pela Espanha definitivamente não é tema para animação infantil. Tampouco a procura por El Dorado. Esses foram dois eventos históricos reais e levaram a um verdadeiro genocídio das populações nativas do continente americano. Vale a pena explorar esse tipo de passado sombrio, transformando tudo em animação infantil? Penso que não! Faltou mesmo bom senso na escolha do tema. E de mais a mais o fato é que esse desenho não é também muito bom, caindo muitas vezes no marasmo. Estima-se que esse filme custou 95 milhões de dólares e rendeu pouco mais do que isso. Não foi um projeto lucrativo. Não foi por falta de aviso. O público não curtiu o enredo, a história, os personagens, ou seja, não agradou mesmo. Hoje em dia essa animação está praticamente esquecida.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. O Caminho Para El Dorado
    The Road to El Dorado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Desenho chato sem personagens carismáticos.

    ResponderExcluir
  3. Personagens carismáticos? Realmente não existem nessa animação bem mais ou menos...

    ResponderExcluir
  4. O Miguelito espanhol que foi atrás do El Dorado foi para matar. Boas observações Dom Pablito.

    ResponderExcluir
  5. Lord, crueldade humana do passado não pode servir de fonte para desenhos animados.

    ResponderExcluir
  6. Pablo:
    Não é possível. 95 milhões de dólares num desenho animado? Nem que o Spielberg o dirigisse pessoalmente isso seria razoável.

    ResponderExcluir
  7. Grande parte disso é gasto em marketing e publicidade. O filme em si deve ter custado na faixa dos 40 milhões de dólares. Nas regras da atual Hollywood as coisas funcionam assim.

    ResponderExcluir