quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O Piano

Título no Brasil: O Piano
Título Original: The Piano
Ano de Produção: 1993
País: Austrália, Nova Zelândia, França
Estúdio: Jan Chapman Productions
Direção: Jane Campion
Roteiro: Jane Campion
Elenco: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill, Anna Paquin, Kerry Walker, Tungia Baker

Sinopse:
No século XIX, uma mulher chamada Ada McGrath (Holly Hunter) chega na distante Nova Zelândia para recomeçar sua vida. Ele tem problemas de fala desde os seis anos de idade. Também tem uma pequena filha. Ela chega nesse novo país para se casar com um homem da região. Um casamento que está destinado ao fracasso. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor direção de fotografia (Stuart Dryburgh), melhor figurino (Janet Patterson) e melhor edição (Veronika Jenet).

Comentários:
Belíssimo filme de época, com ótimo roteiro e elenco inspirado, formado por atores, atrizes (e também jovens atrizes) que impressionam pelo talento. O filme é uma amostra da posição inferior que as mulheres tinham que se contentar no século XIX. A protagonista é uma mulher talentosa, que toca piano, ama as artes, mas que a despeito de suas qualidade pessoais precisa arranjar um casamento de todo jeito, para ter um lugar dentro daquela sociedade patriarcal e atrasada. Como já tem uma filha e é muda, acaba tendo que se contentar com o que aparece. E o seu novo marido é um homem rude, grosso, o exato contraste com sua própria personalidade. Um verdadeiro choque de cultura e sensibilidade. "O Piano" foi recebido com muitos aplausos pela crítica internacional, a tal ponto que foi indicado a oito categorias do Oscar, inclusive o de melhor filme. Acabou vencendo na categoria de melhor atriz para Holly Hunter, no papel de sua vida. Outra surpresa foi o Oscar vencido pela garotinha (na época) Anna Paquin. O roteiro, primoroso, também foi premiado pela academia. Prêmio justíssimo. Enfim, um festival de premiações para um filme realmente maravilhoso. Esse mereceu mesmo todos os aplausos e elogios. É uma grande obra de arte cinematográfica.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Dom Pablo,
    Esse filme tem um rico contexto histórico. Ao longo da história as mulheres foram subjugadas. Essa personagem do filme é uma mulher bonita, inteligente, amante das artes, da música. Porém por puro preconceito da época precisou arranjar um casamento com um homem asqueroso, nojento, inculto e estúpido. Para mim, um quase estupro. Penso que a tal "família tradicional" que muitas defendem, de forma hipócrita, hoje em dia, não passa de uma grande merda da história humana.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Lord Erick,
    Realmente você tem razão. Inclusive durante o filme me peguei pensando por que ela não foi viver de sua arte, afinal era uma pianista talentosa. Só que mulheres sem marido na época sofriam todos os tipos de preconceitos possíveis. Ela tinha uma filha, o que piorava tudo nessa visão machista e medíocre. E acabou acontecendo tudo aquilo que vemos no filme. Infeliz no casamento, acabou arranjando um amante, O que é irônico, porque na tal "família tradicional" sempre (ou quase sempre) há traições envolvidas. O homem e a mulher acabam sendo traídos, embora tentem manter as tais aparências para a sociedade. Como dizia um amigo meu, na família tradicional sempre tem um corno (ou corna). rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gente, tive tanta pena dela. Triste era o destino dessas mulheres que viveram no passado. Graças a Deus que o feminismo surgiu e tirou toda essas mulheres do obscurantismo, das trevas do preconceito de uma sociedade machista, horrível.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Thaís.
    O feminismo conquistou vitórias importantes, a começar pelo direito de voto para as mulheres. O mundo era tão atrasado que as mulheres não podiam nem votar! Imagine o grau de atraso daqueles séculos. E de conquista em conquista, as mulheres hoje ocupam seu espaço. Ainda há conquistas a se fazer, como a isonomia salarial de fato, mas o mundo está aí para ser mudado... e para melhor.

    ResponderExcluir
  5. Vi tantas chamadas desse filme antes de começar as sessões dos cinemas e nunca o assisti apesar de, já na época, saber que era muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Dom Pablo,
    Então quer dizer que a Anna Paquin começou a carreira vencendo o Oscar e depois terminou em True Blood? Ironias do destino.

    ResponderExcluir
  7. Serge, se encontrar o filme para assistir por aí, sejam em DVD ou seja em algum canal a cabo, não deixe de ver... é um belo filme.

    ResponderExcluir
  8. Lord Erick,
    Vamos e convenhamos... True Blue não foi tão mal. As duas primeiras temporadas aliás são muito boas. Depois decaiu... o que acontece com quase todas as séries...

    ResponderExcluir
  9. Um dos atores morreu recentemente... Nelsan Ellis era muito jovem ainda e certamente foi um dos destaques da série.

    ResponderExcluir