sábado, 7 de novembro de 2020

O Jogador

Título no Brasil: O Jogador
Título Original: The Player
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Avenue Pictures
Direção: Robert Altman
Roteiro: Michael Tolkin
Elenco: Tim Robbins, Greta Scacchi, Whoopi Goldberg, Dean Stockwell, Fred Ward, Sydney Pollack

Sinopse:
Um executivo de um grande estúdio de Hollywood passa a receber ameaças de morte de um escritor e roteirista cujo roteiro ele rejeitou no passado. O problema é descobrir quem seria essa pessoa, afinal de contas ele recusou centenas e centenas de roteiros ao longo de sua vida. Era parte de seu trabalho analisar roteiros todos os dias.

Comentários:
Robert Altman usou esse filme para, adivinhe? Isso mesmo, criticar Hollywood, seu sistema e o esquema dos grandes estúdios, onde imperavam (ou imperam) a vontade de produtores que pouco sabem ou conhecem sobre arte. E é desnecessário lembrar que o próprio Altman foi vítima desse sistema por anos e anos. Não foi à toa que ele se tornou muito cedo um cineasta independente. E as coisas, como se sabe, só pioraram nos anos 90 porque foi nessa década que o controle acionário dos estúdios de Hollywood foram parar nas mãos de magnatas de outros setores da economia. A Columbia, por exemplo, foi comprada por executivos japoneses. A decisão sobre a produção de filmes passou a ser feita apenas por homens de negócios. A Academia entendeu o recado e indicou o filme ao Oscar nas categorias de melhor direção, roteiro e edição. Não venceu, mas no Globo de Ouro acabou sendo premiado como melhor filme - comédia ou musical. Premiação mais do que justa. E deixando todas essas questões de lado, é inegável reconhecer que esse filme, ainda hoje muito lembrado pelos admiradores do cineasta, foi sem dúvida um dos melhores filmes da fase final de sua rica e produtiva filmografia.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Dom Pablo, com os anos fui perdendo a paciência para o cinema de Robert Altman. Esses roteiros fragmentados cansam. Ele usou e abusou dessa fórmula no fim da vida. Eu assisti a esse filme e não curti.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Lord Erick de Cambridge... De fato ele apostou num tipo de roteiro em seus últimos dias. Eu sempre captei essa fórmula, mas nunca fiquei decepcionado com um filme de Robert Altman. Sempre gostei do cinema dele. Uma questão de puro gosto pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro do Tim Robbins sentado em uma mesa de restaurante com outros produtores e pessoas cinema é ele diz "muito bem! hoje não falaremos sobre cinema" é todos ficam mudos imediatmente. kkkk! O recado de que tipo de gente era aquela estava dado.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, numa cena simples o Altman já dizia tudo...

    ResponderExcluir