segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Convenção das Bruxas

Remake daquele antigo filme com Anjelica Huston. Você ainda lembra do filme original? O que me surpreendeu aqui foi que houve o envolvimento de dois bons diretores da geração atual, Robert Zemeckis (da trilogia "De Volta para o Futuro") e Guillermo del Toro (que dispensa maiores apresentações). Eles escreveram o roteiro e Zemeckis assumiu a direção, prometendo algo inovador. A presença dessa dupla levaria às alturas as expectativas de qualquer produção, porém,para minha decepção, o resultado final não ficou muito bom. A história, o enredo, mantém basicamente a mesma história do filme original. Um garotinho acaba tendo que lidar com uma reunião de bruxas, ou como diz o título nacional, uma convenção de bruxas. Anne Hathaway interpreta a líder das bruxas, a alta sacerdotisa. Ela criou uma poção mágica que transforma crianças em animais, sejam ratinhos ou até mesmo galinhas. As bruxas odeiam crianças. E sim, esse filme supostamente foi feito para o público infantil. E elas são representadas no filme justamente por esse garotinho valente, que ao lado de sua avô (interpretada pela excelente Octavia Spencer) vai enfrentar toda essa bruxaria.

Um aspecto que me decepcionou nesse filme foi o visual das bruxas. A maquiagem do filme original é muito superior à desse remake. As bruxas aqui não viram criaturas horrendas como no original. No primeiro filme tínhamos a caricatura tradicional de uma bruxa clássica. Aqui a coisa ficou mais sutil e sem graça. Elas ficam carecas, claro, exibem um sorriso à la Dália Negra, mas nada muito além disso. Onde está Del Toro, que sempre foi muito criativo na criação de criaturas monstruosas? Boatos maliciosos (não sei se são verdadeiros) dão conta que a atriz Anne Hathaway se recusou a ficar muito feia em cena. Pode haver algum fundo de verdade nisso. Atrizes são bem egocêntricas, de forma em geral. No mais, nenhuma surpresa. Os fãs da série "Todo Mundo Odeia o Chris" vão ter um pequeno sabor de nostalgia. Acontece que a narração em off foi feita pelo comediante Chris Rock. Impossível não lembrar da série que muitos adoram. Para um feriado de Halloween até que iria cair bem. Agora pesadelo de bruxa mesmo teve a Warner Bros. Investiu mais de 100 milhões de dólares na produção desse remake e foi atingido em cheio pela pandemia do novo coronavírus. Na impossibilidade de recuperar o investimento nos cinemas, que seguem em sua maioria fechados, o jeito foi apelar para o Streaming, porém sem os mesmos resultados comerciais. Milhões de dólares foram perdidos nessa crise.

Convenção das Bruxas (The Witches, Estados Unidos, Inglaterra, 2020) Direção: Robert Zemeckis / Roteiro: Robert Zemeckis, Kenya Barris, Guillermo del Toro / Elenco: Anne Hathaway, Octavia Spencer, Chris Rock, Stanley Tucci / Sinopse: Um garotinho e sua avó precisam enfrentar um grupo de bruxas que se reúnem em um hotel de luxo. Elas querem transformar todas as crianças do mundo em ratinhos, para que possam esmagá-los depois. Roteiro escrito a partir do livro infantil original escrito por Roald Dahl.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Convenção das Bruxas (2020)
    The Witches
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei desse filme. Muito mais chato que o primeiro que tb não era lá essas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um filme fraco. O original, lá de 1990, ainda é salvo pela nostalgia. Esse aqui... sei não, vai cair no esquecimento rapidamente. Remakes, como regra geral, não funcionam.

    ResponderExcluir
  4. Dom Pablo, essas bruxas ficaram parecendo deficientes físicos, com falta de dedos nos pés e nas mãos, e isso é tão errado!

    ResponderExcluir
  5. Bem observado Lord Erick. Esse design das bruxas foi tão equivocado que fica até mesmo dizer onde tudo começou a dar errado nesses conceitos.

    ResponderExcluir
  6. Correção: "fica até mesmo complicado dizer"...

    ResponderExcluir
  7. Pablo:
    Preciso te fazer essa pergunta: existia a mínima necessidade de um remake desse filme? Alguém quereria ver mais disso? Como essa gente joga dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  8. Não havia a menor necessidade desse remake. Literalmente rasgaram dinheiro à toa. E nem ficou melhor do que o primeiro... para piorar o que já era ruim.

    ResponderExcluir