sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Passagem

Título no Brasil: A Passagem
Título Original: Stay
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: New Regency Productions
Direção: Marc Forster
Roteiro: David Benioff
Elenco: Ewan McGregor, Ryan Gosling, Naomi Watts, Bob Hoskins, Kate Burton, Elizabeth Reaser,  

Sinopse:
Dr. Sam Foster (Ewan McGregor) é um médico psiquiatra que passa a cuidar dos pacientes de uma colega que precisou sair de licença médica. Entre os pacientes dela está Henry Letham (Ryan Gosling), um jovem estudante de artes que tem muitos problemas de ordem mental. E pior do que isso, ele é um suicida em potencial.

Comentários:
Esse é um thriller psicológico de suspense que bebe bastante de um estilo de filme que foi bem popular nos anos 90. É uma daquelas histórias que ao final revela ao espectador algo completamente diferente do que ele estava pensando. Sim, temos aqui um plot twist daqueles bem radicais. O roteiro é altamente manipulador. Em pelo menos três ocasiões cai nas armadilhas preparadas pelo roteirista. Acontece que você começa a pensar que a trama toda tem um determinado sentido, para logo depois entender que não é nada daquilo que você está assistindo. O enredo é um grande jogo de cartas, onde o que realmente faz sentido e liga todo o filme segue inserido em apenas duas cenas (a primeira e a última). Entre elas há muito jogo de cena, falsas premissas, momentos de insanidade e situações que vão se revelar apenas surreais, sensoriais, sem um pé na realidade concreta. Assim se você gosta de filmes desse naipe, onde tudo pode mudar em questão de segundos, temos aqui uma boa opção. Já para quem não tem paciência para charadas e quebra-cabeças, o filme realmente não soa muito bem recomendado.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. O Ewan McGregor começou, muito, muito, bem, com direito inclusive a protagonismo no clássico Star Wars, mas de uns 15 anos pra cá, começou a sumir. Eu já vi essa história antes.

    ResponderExcluir
  2. Os fãs dele, dos primeiros filmes, acharam uma porcaria ele ter entrado naquela trilogia Star Wars, considerada a pior de toda a franquia.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia ele tenta reconquistar esse público mais cult. Anda escolhendo filmes mais alternativos, feitos para esse público de cinema mais seleto. Star Wars é varejão para essa gente. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E verdade. Mas filmes tipo Star Wars têm espectro mundial e isso, pra quem é de Hollywood, sempre tem valor e faz muito bem pro cachê.

      Excluir