quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Al Capone

Filme clássico que conta a história de Al Capone, o mais famoso criminoso da grande era dos gangsters. Seu "reinado" se deu justamente durante os tempos da lei seca. E o roteiro é muito interessante. Na trama encontramos as origens de sua subida ao topo do mundo do crime. Após passar vários anos como capanga do mafioso Johnny Torrio, o gangster Al Capone (Rod Steiger) decide assumir ele próprio os rumos de seu "negócio". Forma um grupo de criminosos leais a ele e começa uma série de mortes, eliminando todos aqueles que não aceitam sua liderança. Depois começa a corromper políticos e autoridades policiais, para que garantam passe livre para suas atividades ilegais. Com a lei seca, consegue fazer fortuna ao comercializar bebidas aos principais bares clandestinos de Chicago. Investindo também em prostituição e jogos, Capone logo se torna um homem rico e poderoso. Tudo parecia caminhar muito bem para ele até o massacre de St. Valentine's Day que acaba chocando a população da cidade pela brutalidade e violência envolvidas na chacina. A partir daí sua queda se torna inevitável.

Esse clássico do cinema é mais uma produção que foca suas lentes para a vida do mais famoso gangster de todos os tempos, Alphonse Gabriel "Al" Capone (1899 - 1947). O roteiro tem uma interessante visão sobre o criminoso, mostrando seus dias de glória ao mesmo tempo que o mostra senil e corroído pelas sífilis em seus últimos anos. Rod Steiger brilha na composição de seu personagem. Ele não era apenas parecido fisicamente com Capone, mas também adotou todos os trejeitos do famoso bandido. Como era um grande ator leva o filme todo praticamente nas costas já que a produtora Allied Artists Pictures não tinha recursos para bancar uma grande produção.

A parte mais interessante vem da subida de Capone dentro da hierarquia da máfia de Chicago. Sujeito de origem humilde, com pouco estudo, rude e violento, ele se mostra muito astuto ao entender a verdadeira natureza humana a ser corrompida. Assim em sua escalada, Capone dava duas opções aos que cruzavam seu caminho: ou se corrompiam junto a ele através de subornos e corrupções ou então viravam alvos de sua quadrilha. Embora não seja historicamente tão preciso, o roteiro mostra algo bem vital na subida de Capone ao poder, o uso de políticos corruptos em prol de seus interesses. O criminoso inclusive elegeu em seu auge vários prefeitos de Chicago que depois que chegavam ao cargo tinham que garantir caminho livre para as atividades de seu bando. Assim fica a recomendação desse muito bom filme. "Al Capone" mostra muito bem a subida de um criminoso a uma posição jamais imaginada por um sujeito como ele antes. Talvez por isso seja lembrado até hoje.

Al Capone (Al Capone,  Estados Unidos, 1959) Estúdio: Allied Artists Pictures / Direção: Richard Wilson / Roteiro: Malvin Wald, Henry F. Greenberg / Elenco: Rod Steiger, Martin Balsam, Fay Spain / Sinopse: O filme conta a biografia do famoso criminoso Al Capone. Após subir dentro da hierarquia do mundo do crime ele começa um amplo jogo de poder e dominação, corrompendo políticos e policiais da cidade de Chicago.

Pablo Aluísio.

12 comentários:

  1. Cinema Clássico
    AL Capone
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Embora não seja totalmente focado no Al Capone, o melhor filme já feito sobre ele, em minha opinião, foi "Os Intocáveis". Robert De Niro foi o melhor Capone da história do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Foi um papel muito marcante na carreira dele. Sem dúvida o Robert De Niro sempre foi um ator perfeito para interpretar mafiosos em geral. Basta lembrar de "O Poderoso Chefão II" e "Os Bons Companheiros", entre outros. Agora, não tiro os méritos também do Rod Steiger que está ótimo interpretando Capone nesse clássico. Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  4. Teve um filme recente do Al Capone, não foi? Quem interpretou ele? Qual é o nome do filme mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Sim, um filme sobre AL Capone foi lançado esse ano. Chamado simplesmente "Capone". O famoso criminoso nessa nova versão foi interpretado pelo ator Tom Hardy. Aliás o roteiro desse novo filme inclusive lembra o roteiro desse clássico aqui. Já fiz até texto sobre o novo filme. Para achar basta pesquisar usando a lupa aí em cima do blog.

    ResponderExcluir
  6. Esse de 2020 é bom também. Eu gostei. O Tom é bom ator para interpretar tipos brutos.

    ResponderExcluir
  7. Uma leitura interessante... gostei da estética.

    ResponderExcluir
  8. O Al Capone não foi um esteta do crime como o Luck Luciano, que dentre as sua muitas contribuições para organizar o crime e assim tirar dele a máximo lucro é, também por merecimento, o responsável pelo termo "Crime Organizado" utilizado comumente até os dias de hoje, coisa que o Al Capone só foi adepto nos seus rudimentos, mas o seu sucesso criminoso se deveu muito mais a brutalidade extrema, ao ponto dessa sua característica ser citada com destaque em uma estória de ficção da máfia, no livro The Godfather, do Mario Puzzo.

    ResponderExcluir
  9. É isso Serge. O Al Capone era um sujeito bruto, como escreveu Erick. Um criminoso que não queria saber e que não tinha limites. Sua linguagem natural era a violência.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas informações querido. Esses criminosos eram sórdidos. Só os filmes é que são bons. :)

    ResponderExcluir
  11. Sim, só no cinema mesmo. Não queria encontrar nenhum deles pela frente, pessoalmente. Eram assassinos e criminosos. Apenas isso.

    ResponderExcluir