quarta-feira, 1 de abril de 2020

O Vingador do Futuro

Título no Brasil: O Vingador do Futuro
Título Original: Total Recall
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Carolco Pictures
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Ronald Shusett
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone, Michael Ironside, Ronny Cox, Marshall Bell

Sinopse:
Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um operário, um homem comum, que decide fazer algo diferente. Ele contrata uma empresa de realidade virtual que lhe promete férias inesquecíveis em Marte, só que durante o processo algo sai errado e Quaid não consegue mais separar o virtual do mundo real. O que estaria realmente acontecendo? Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Indicado também na categoria de Melhor Som.

Comentários:
Esse filme teve seu roteiro adaptado do conto "We Can Remember It For You Wholesale" de Philip K. Dick. Quem inicialmente comprou os direitos autorais dessa obra foi o produtor Dino De Laurentiis e esse imediatamente convidou o ator Arnold Schwarzenegger para estrelar a adaptação. Só que o austríaco não gostou do primeiro roteiro e nem do diretor que havia sido contratado pelo produtor italiano. Assim o projeto inicial do filme não foi para a frente. Foi preciso a Carolco comprar os direitos para que Schwarzenegger voltasse ao elenco. O resultado ficou muito bom, com a direção acertada de Paul Verhoeven, o mesmo de "Robocop". Ele conseguiu recriar na tela o universo criado pelo autor original. Ou pelo menos parte dele. Com um cachê de 10 milhões de dólares, Arnold Schwarzenegger voltou a atuar em uma ficção tão boa quanto "O Exterminador do Futuro". So que ao contrário do filme de James Cameron esse aqui não fez tanto sucesso. Para os executivos de cinema o roteiro se tornou complicado demais para a maioria das pessoas da época. Nem a bela presença da playmate da Playboy, Sharon Stone, conseguiu levantar a bilheteria. Se deixarmos os aspectos comerciais de lado, não há como negar que esse filme foi uma das melhores ficções dos anos 90. Com roteiro inteligente e muito bem produzido (os efeitos especiais são ótimos), acabou sendo uma das melhores adaptações da obra de Philip K. Dick no cinema.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Quando eu assisti esse filme, no cinema, fiquei tão impressionado com os efeitos especiais que achei que seria um novo "Exterminador do Futuro", no currículo do Arnaldo e Suas Negas.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme tem um roteiro bem sofisticado e inteligente. Curiosamente, apesar de tantas qualidades, não conseguiu repetir o sucesso comercial de "O Exterminador do Futuro".

    ResponderExcluir