sexta-feira, 3 de abril de 2020

O Homem que Mudou o Mundo

Título no Brasil: O Homem que Mudou o Mundo
Título Original: The Gathering Storm
Ano de Produção: 2002
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: HBO Films
Direção: Richard Loncraine
Roteiro: Larry Ramin, Hugh Whitemore
Elenco: Albert Finney, Vanessa Redgrave, Jim Broadbent, Linus Roache, Lena Headey, Derek Jacobi

Sinopse:
O filme narra os anos mais importantes de Winston Churchill, antes da Segunda Guerra Mundial, quando apenas ele podia ver a ameaça que Adolf Hitler e uma Alemanha nazista rearmada representavam para a Europa. Filme com roteiro baseado em fatos históricos reais.

Comentários:
Hoje em dia já temos ótimos filmes e séries sobre a figura histórica do primeiro-ministro da Inglaterra durante a II Guerra Mundial. Porém quando esse filme foi produzido pela HBO havia ainda pouca coisa a assistir (por mais incrível que isso possa parecer). O veterano ator Albert Finney está perfeito no papel principal. Winston Churchill é um daqueles personagens perigosos, uma vez que o ator que o interpreta sempre precisa ter cuidado para não cair na caricatura. Aqui Finney contornou perfeitamente essa armadilha. Ele não inventa, não cai no cartunesco ou na vulgaridade. Atua muito bem e impressiona. Acabou vencendo na categoria de melhor ator no Globo de Ouro - algo que devo dizer foi mais do que merecido, prêmio justíssimo. No mais o Globo de Ouro ainda lembrou da grande Vanessa Redgrave no papel de Clemmie Churchill, a esposa do velho ministro. Se dizem que atrás de todo grande homem há também uma grande mulher, nada mais justo do que premiá-la por seu trabalho. Uma homenagem dupla, para a atriz e para a esposa de Churchill, que merecia mesmo esse reconhecimento histórico. Enfim, ótimo filme, ótimo momento da HBO, que aqui resgata um homem que de fato mudou o mundo, sem favor algum.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Homem que Mudou o Mundo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Com o passar dos anos, e com um olhar mais aprofundado, vão acabar descobrindo que quem ganhou a segunda guera mundial foram a Inglaterra e a Russia. A primeira porque tinha um estrategista que era o supracitado Winston Churchill, e o segundo porque só um regime ditatorial e insensível como o comunista poderia mandar um milhão de sodados para o morte sem ter que dar explicações a sociedade, ao seu povo.
    Os americanos (assim como os brasileiros) entraram na guerra nos 40 minutos do segundo tempo e roubaram a gloria da vitória usando o cinema como veiculo da sua propaganda, mas essa mentira não se sustentará para sempre. Como me disse um italiano embaixo do Masp no dia do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, ele nunca tinha visto soldado mais covarde que o americano, que ficaram na aldeia dele na Itália mais de um mês e não conseguiam avançar um centímetro, e só o conseguiram quando chegaram os ingleses.

    ResponderExcluir
  3. A Inglaterra lutou sozinha contra a Alemanha nazista por longo tempo. E eles aguentaram tudo na garra. A França caiu e a Europa ficou desprotegida. A Rússia só entrou na guerra depois que foram traídos pelo próprio Hitler com quem tinham assinado um pacto de não agressão. E os americanos, bem, só entraram depois de Pearl harbor. Então, todo o meu aplauso para os ingleses nessa história.

    ResponderExcluir