quinta-feira, 2 de abril de 2020

As Tartarugas Ninja

Título no Brasil: As Tartarugas Ninja
Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Steve Barron
Roteiro: Todd W. Langen, Bobby Herbeck
Elenco: Judith Hoag, Elias Koteas, Josh Pais, David Forman, Brian Tochi, Leif Tilden

Sinopse:
Quatro tartarugas ninjas adolescentes e mutantes emergem das sombras, dos esgotos, para proteger a cidade de Nova York de uma gangue de ninjas criminosos. Enquanto isso ajudam uma jornalista que se torna amiga deles. Filme premiado pelo BMI Film & TV Awards.

Comentários:
Esses personagens de quadrinhos foram criados por uma dupla de desenhistas desempregados (Kevin Eastman e Peter Laird). Ninguém lhes davam uma chance, então eles resolveram publicar um gibi independente, com seus próprios recursos (que eram poucos, claro). A primeira edição vendeu muito e eles viraram estrelas do mercado independente americano. A partir daí as tartarugas caíram no gosto do público e eles ficaram ricos e bem sucedidos. E tudo pareceu nascer de uma brincadeira, já que nada parecia ser mais absurdo do que transformar um dos animais mais lentos da natureza em um ninja! O nonsense logo foi absorvida pelo sucesso da marca. Esse foi o primeiro filme feito para o cinema. Obviamente se tornou um sucesso de bilheteria. Curiosamente o filme chegou a ser acusado de ser violento demais em seu lançamento original, afinal era algo feito para as crianças. Mal sabiam esses críticos que os quadrinhos era ainda mais violentos e crus. Só depois é que tudo se adaptou, por razões puramente comerciais. Eu particularmente gosto desse primeiro filme. Tem uma leveza e um bom script, com boas pitadas de bom humor. Os efeitos especiais e o design das tartarugas também ficou muito bom. Enfim, para quem curte esses personagens de cultura pop não poderia haver nada melhor.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Teenage Mutant Ninja Turtles 1990
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia comentar justamente a genialidade do nonsense de tartaruga ter que ser super veloz com os lendários Ninjas, mas você já falou, entyao só me estou confessar que, não sei porque, eu nunca consegui ver esse filme inteiro. Já tentei umas cinco vezes.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Já passamos da idade de curtir esse tipo de filme Serge... rsrs

    Eu assisto porque gosto muito de cinema, mas com a plena consciência que o filme nunca foi feito para um público ao qual pertenço. Esse tipo de filme é feito para a garotada mesmo.

    ResponderExcluir