sábado, 18 de abril de 2020

Porky's

Título no Brasil: Porky's
Título Original: Porky's
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos, Canadá
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Bob Clark
Roteiro: Bob Clark
Elenco:  Dan Monahan, Mark Herrier, Wyatt Knight, Roger Wilson, Cyril O'Reilly, Tony Ganios

Sinopse:
Em 1954, um grupo de estudantes do ensino médio da Flórida tenta ajudar seu amigo a perder a virgindade. No caminho deles uma série de problemas surgem, inclusive envolvendo o xerife e o dono de um bordel asqueroso da pequena cidade onde vivem. Uma comédia de sucesso dos anos 80. 

Comentários:
Todo mundo que foi adolescente nos anos 80 assistiu a "Porky's". Esse é um fato inegável sobre o cinema daquela época. Para se ter uma ideia o filme custou míseros 2 milhões e meio de dólares e rendeu nas bilheterias mais de 200 milhões! Seguramente foi um dos filmes mais lucrativos de toda a história. Seus produtores ficaram ricos. E qual foi o segredo para tanto sucesso? Essa era uma obra-prima do cinema? Claro que não! "Porky's" era praticamente uma chanchada americana, uma comédia picante que acabou fazendo escola, criando todo um gênero de comédia onde as piadas giravam em torno do sexo na juventude. Os personagens eram estereótipos do que se esperava encontrar em um adolescente cheio de hormônios na puberdade, ou seja, a obsessão pelo sexo, pela perda da virgindade, etc. Agora tudo sob um viés de galhofa total. E a ambientação nos anos 1950 reforçava ainda mais esse aspecto porque naquela década havia toda uma inocência, um conservadorismo na sociedade, que vinha abaixo com as peripécias desses garotos e garotas. Curiosamente nenhum dos jovens atores acabou fazendo sucesso depois, apenas Tom Cruise, que iria aparecer em "Porky's 3", iria realmente se tornar um grande astro de Hollywood. Porém essa seria outra história muito divertida que contarei algum dia. Enfim, "Porky's" é aquele tipo de filme considerado lixo por alguns, mas que para outros hoje em dia soa com um sabor de nostalgia irresistível. O cinema daquele tempo era inegavelmente mais divertido.

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. O diretor desse filme teve uma carreira interessante,começou fazendo Terror nos anos 70 (fez dois muito bons inclusive,o clássico Natal Negro e Sonho de Morte) ,depois fez esse Pork's e também o supercultuado (nos EUA) Uma História de Natal!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Jobson. Outro filme dele que me lembro agora é Rhinestone: Um Brilho na Noite com Stallone. Enfim, um cineasta até bem eclético.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse filme no cinema diversas vezes e havia dois motivos para esse sucesso. Na década de "80 havia um verdadeiro saudosismo das décadas de "50 e "60 por quem não tinha vivido nessa época, como eu, e tudo parecia muito mágico e maravilhoso nessa época: a musica, Elvis, James Dean, as roupas, carros etc.
    A outra coisa é que o humor escancaradamente escrachado que foi mostrado em Porky's era inédito no Brasil (incluído as pornochanchadas que só tinham palavrões), então tudo que era muito engraçado, por mais politicamente incorreto que fosse. Mas tudo encaixado e fruto de uma época. Tanto que, anos depois, já pai de dois, ou tres, filhos e bem mais velho, eu revi esse filme e fiquei com dó do dono do Porsky's ter seu bar destruído por aqueles moleques idiotas. Pra você ver como certas coisas dependem de uma época pra funcionar bem.

    ResponderExcluir
  4. Essa sua observação foi muito interessante Serge. É isso mesmo. A depender da idade da pessoa que assiste ao filme haverá mudança de perspectiva. O jovem, claro, vai rir muito do que os garotos aprontam. Já uma pessoa mais velha vai pensar diferente. O curioso é que esse filme não seria tão divertido se não fosse passado nos anos 50.

    ResponderExcluir