quarta-feira, 15 de abril de 2020

Estrelas de Cinema Nunca Morrem

O filme conta a história real das últimas semanas de vida da atriz Gloria Grahame (Annette Bening). Ela foi uma estrela de Hollywood muito popular nas décadas de 1940 e 1950. Começou como uma bombshell, uma Pin-up, ganhando seus primeiros papéis por causa de sua beleza. Chegou a vencer um Oscar pelo filme "Assim Estava Escrito" (1952), onde atuou ao lado de Kirk Douglas. No auge da fama e sucesso era vizinha de Humphrey Bogart em Hollywood, morando em uma grande mansão no bairro mais exclusivo da cidade. Só que sua sorte mudou para pior. Com a chegada da idade os convites foram rareando. Em pouco tempo a carreira foi afundando.

Não ajudou em nada o fato de ter casado e se divorciado quatro vezes. Advogados e os ex-maridos levaram praticamente toda a sua fortuna. Desempregada, começou a morar em quartinhos, fazendo pequenas peças de teatro para sobreviver. A decadência foi agravada quando ela descobriu que estava com câncer. Ela se recusou a fazer o tratamento completo, com medo de perder os cabelos e a beleza. Com isso seu quadro foi piorando dia a após dia. Gloria então se apaixonou por um jovem ator inglês desempregado, que trabalhava como garçom. Em pouco tempo eles estavam juntos e ela, sem ter onde morar, acabou indo morar na casa dele. O problema é que ele morava com os pais e a situação toda foi se deteriorando cada vez mais.

O roteiro desse filme se concentra basicamente em seu romance com esse rapaz britânico chamado Peter Turner (Jamie Bell). Foi ele que escreveu o livro "Films Stars Don't Die in Liverpool", que iria servir de base para o roteiro desse filme. Em termos gerais é um filme que consegue contar sua história bem, de forma um pouco burocrática e tudo mais, porém consegue ser eficiente nesse aspecto. Não é uma história feliz, tampouco tem um final feliz. A vida da ex-estrela Gloria Grahame terminou de forma bem trágica e melancólica, algo aliás que é bem mais comum de acontecer com estrelas de Hollywood do que muitas pessoas pensam. A fama e o sucesso surgindo cedo demais na vida dessas atrizes acaba se tornando com o tempo puro veneno.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem (Film Stars Don't Die in Liverpool, Inglaterra, 2017) Direção: Paul McGuigan / Roteiro: Matt Greenhalgh / Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Vanessa Redgrave, Kenneth Cranham, / Sinopse: O filme conta as últimas semanas de vida de uma ex-estrela de Hollywood chamada  Gloria Grahame (Annette Bening). Com dificuldades de arranjar trabalho, depois de se divorciar por quatro vezes, ela se apaixona por um jovem ator inglês que trabalha como garçom em Londres. Filme indicado ao BAFTA Awards nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jamie Bell) e Melhor Atriz (Annette Bening).

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Estrelas de Cinema Nunca Morrem
    Nota: 7.2
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Essa atriz não conheço. Mas isso me lembra uma coisa. Uma vez assisti um documentário que dizia uma frase marcante, falando que após o sucesso essas pessoas, esses artistas, continuam a existir. E existem no limite, muitas vezes na pobreza. Muitas histórias tristes.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Erick. Agora imagine o psicológico dessas pessoas. Elas vão do sucesso ao fracasso, da fama ao anonimato. Não é toda pessoa que tem preparo para aguentar esse tipo de queda na vida. Tem que ter preparo psicológico e espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca ouvi falar dessa atris. Mas que estória triste! Parece que relacionamentos arruínam a vida dos famosos.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Casamentos desastrosos... carreiras afundando...

    ResponderExcluir