quarta-feira, 1 de abril de 2020

Star Wars: A Ascensão Skywalker

Há uma constatação de que "Star Wars" não tem mais o mesmo brilho e magia do passado. A primeira trilogia era tão maravilhosa... depois dela nunca mais acertaram nos filmes. Nem preciso dizer que a segunda trilogia foi pavorosa, com poucas cenas memoráveis. Agora temos essa terceira trilogia de filmes que se encerra aqui. Minha opinião é que essa nova leva de filmes não tem nada de espetacular. São até corretos, mas sem charme mesmo, sem aquele antigo clima que tanto caracterizou os primeiros filmes.

A grande novidade desse filme é a volta do imperador Palpatine. Ué, mas ele não estava morto desde a primeira trilogia? Não tinha sido destruído literalmente? Tinha, mas é a tal coisa... na falta de novos vilões interessantes os roteiristas preguiçosos apelaram para o passado, trazendo o velho imperador de volta. Não espere maiores explicações sobre isso. Ele voltou porque o lado negro da força tem esse poder. E é apenas isso que será explicado para você, pobre público pagador de ingresso. Claro, foi uma tremenda apelação, mas no final das contas, em um filme tão mais ou menos, até que serviu para manter o interesse no que é mostrado na tela.

E a busca por muletas narrativas do passado não pararam por aí. Essa equipe de roteiristas (que deve ser uma das mais preguiçosas de Hollywood), também resolveu copiar os filmes originais, criando uma grande surpresa sobre a filiação de um dos personagens. Do jeito que as coisas vão todo mundo é neto ou filho de alguém, me fazendo lembrar até mesmo das novelas da Globo dos anos 80. Também criaram do nada novos poderes para os Jedi, inclusive um que não existia nos filmes anteriores, nem nos livros e nos quadrinhos. Agora um Jedi tem o poder da cura. Se você for atravessado por um sabre de luz não precisa se preocupar. Basta que um Jedi coloque as mãos em cima do ferimento que tudo estará resolvido. Ficou estranho e bizarro.

Mas afinal de contas o que há de bom aqui? Em termos de produção nada a reclamar. Os 100 milhões de dólares gastos na produção estão em cada cena, em cada efeito especial. A busca por um enredo simples, do tipo jornada do herói em busca de um totem, também valeu a pena. Não adianta complicar o que deve ser apenas um bom filme pipoca. A volta do imperador Palpatine, como eu já escrevi, foi uma apelação, mas ele é um vilão bacana, então está tudo bem. A morte de Leia foi bem produzida, usando inclusive de cenas antigas, já que a atriz Carrie Fisher morreu no meio das filmagens. Poderiam ter caprichado um pouco mais nesse momento, mas diante das circunstâncias até que não ficou ruim. E o mais importante de tudo é que o ciclo da história se fecha, sem deixar arestas soltas. Quanto mais simples e conclusivo melhor. Só não espere por muita originalidade. Haverá novos filmes? Depende da Disney. Espero que os próximos filmes, caso venham a existir, sejam mais originais, rompendo de vez com o passado da franquia. Repetir uma fórmula por décadas e décadas satura qualquer franquia de filmes.

Star Wars: A Ascensão Skywalker (Star Wars: Episode IX - The Rise of Skywalker, Estados Unidos, 2019) Direção: J.J. Abrams / Roteiro: Chris Terrio, J.J. Abrams / Elenco: Daisy Ridley, Adam Driver, Carrie Fisher, Mark Hamill, John Boyega, Harrison Ford, Ian McDiarmid / Sinopse: O imperador Palpatine está de volta! Ele reorganiza o império e comanda uma grande frota de naves espaciais de guerra. O objetivo é conquistar o universo, só que Ray e os membros da resistência decidem encontrar a exata localização da frota imperial, para destrui-la, antes que avance sobre os planetas da rebelião. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Música Original (John Williams), Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição de Som.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Star Wars
    A Ascensão Skywalker
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo: vamos por partês do fim para o começo:
    - Por causa do Coronavirus, a Disney está prestes a pedir a falência se não for vendida para Aplle. Eu sei que é surpreendente, mas coisa já vinha feia e agora sem poder terminar seus filmes, lançar os prontos, e com os parques fechados, nem o Walt Disney conseguiria dar um jeito.
    Portanto sequências não são prioridades.
    - Você fala de ressurreição de vilões. Essa franquia e feita de trás pra frente, sendo assim não é lógico?
    - Eu tinha dezesseis anos em 1977 quando o George Lucas anunciou que faria essa epopéia espacial em oito partes. Na época, mesmo na minha inocência, eu achei uma ideia de maluco, que por ser muito demorada jamais daria certo, ou jamais seria feita. Bom, foi feita, mas não deu certo.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Na lógica dos acontecimentos o Imperador morreu no episódio VI (O Retorno de Jedi). Esse é o episódio IX), então ele estava morto mesmo. Mas "deram um jeito" dele voltar. rsrs Sobre a Disney: vai perder muito dinheiro com os parques. Mesmo após a volta vai ser complicado reconquistar a confiança do público. As pessoas sempre vão ficar cautelosas em ir em lugares públicos com muita gente. Vamos ver se eles aguentam o tranco.

    ResponderExcluir