segunda-feira, 6 de abril de 2020

Nova York - Uma Cidade em Delírio

Título no Brasil: Nova York - Uma Cidade em Delírio
Título Original: Bright Lights, Big City
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: James Bridges
Roteiro: Jay McInerney
Elenco: Michael J. Fox, Kiefer Sutherland, Phoebe Cates, Frances Sternhagen, Swoosie Kurtz, Tracy Pollan

Sinopse:
Jamie Conway (Michael J. Fox) é um jovem escritor desiludido com sua vida pessoal conturbada, que vive na cidade de Nova York e acaba recorrendo ao uso de drogas e bebidas para bloquear as memórias tristes, em especial às relacionadas a morte de sua mãe e àquelas do fim precoce de seu casamento. Filme indicado ao Grammy Awards na categoria de melhor música original para trilha sonora ("Century's End" de Donald Fagen).

Comentários:
Assisti a esse filme ainda nos tempos das fitas VHS. Sim, nos anos 80, assim que o filme foi lançado em nossas locadoras. Ele não foi exibido nos filmes brasileiros porque não fez sucesso de bilheteria nos Estados Unidos. Apesar de ter custado relativamente pouco (algo em torno de 25 milhões de dólares), ninguém quis assistir o astro de "De Volta Para o Futuro" em um drama sério, com um personagem viciado em drogas. Era a aposta de Michael J. Fox para que todos o considerassem um ator verdadeiramente dramático, de amplos recursos de interpretação. Não colou e nem convenceu. Curiosamente tenho (quase) certeza que esse filme foi lançado em nosso país com o título de "City Lights" (em inglês mesmo). Só depois quando foi exibido na televisão recebeu esse título pomposo de "Nova York - Uma Cidade em Delírio". Outro aspecto digno de nota vem do fato de que esse filme também captou muito bem a moda dos yuppies, jovens que ficavam ricos muito cedo, especulando na bolsa de valores de Nova Iorque. E o que faziam com tanto dinheiro? Enchiam a cara (e os narizes) com cocaína. Pois é, eram todos uns idiotas mesmo. Enfim, é um bom filme, valorizado pelo esforço de Michael J. Fox em ser levado mais à sério. Depois com os anos ele desistiu disso e virou um ator de puro entretenimento mesmo. Melhor assim.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Nova York - Cidade em Delírio
    Michael J. Fox e as drogas
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Michael J. Fox tinha uma eterna aparência de adolescente e tudo contribuía para que ele não funcionasse em filmes que não fossem comédias leves ou ficções abiloladas como De Volta Para o Futuro. O engraçado é que ele não conseguia ser levado a sério porque parecia sempre ser criança e de um dia pra o o outro virou um velho.
    Outro ator que era assim é o Leonardo Di Caprio, tanto que um dos defeitos de O Grande Gatsby com ele é esse, quando comparamos com o Gatsby do Robert Redford. O Di Caprio nunca parecia ser um homem formado. Agora ironicamente está ficando com jeito de velho. Deve ser algum tipo de síndrome para alguns atores.

    ResponderExcluir
  3. Havia uma piada recorrente nos anos 80 que dizia que todos ficavam surpresos pelo Michael J. Fox, porque apesar dos anos passados ele continuava com a aparência de um jovem de 17 anos de idade. É isso. Além do mais os americanos de uma forma em geral não gostam de filmes sobre viciados em drogas. O maior consumidor de drogas do mundo não gosta de se olhar no espelho, principalmente se isso acontecer numa tela de cinema.

    ResponderExcluir