domingo, 5 de abril de 2020

Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?

Título no Brasil: Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?
Título Original: Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?
Ano de Produção: 2019
País: Brasil
Estúdio: Laguna Films, MS Pictures
Direção: Marcelo Felipe Sampaio
Roteiro: Roberto Laguna, Marcelo Felipe Sampaio
Elenco: Eucir de Souza (Narradora), Romeu Tuma, Romeu Tuma jr, Josef Mengele, Ben Abraham, além de peritos e especialistas criminais

Sinopse:
Documentário que resgata as investigações que foram realizadas no Brasil com o objetivo de descobrir se um corpo enterrado no interior de São Paulo com o nome de Wolfgang Gerhard era verdadeiramente o corpo do infame criminoso nazista Josef Mengele.

Comentários:
Há alguns anos um historiador judeu e sobrevivente do holocausto chamado Ben Abraham escreveu um livro que afirmava que Mengele havia morrido nos Estados Unidos e não no Brasil como revelavam investigações realizadas em nosso país em meados dos anos 80. Claro, isso abriu uma grande polêmica sobre o assunto. O documentário então voltou ao passado para revisitar todos os exames e testes periciais forenses que foram realizados nos restos mortais do suposto Mengele que havia sido enterrado em um cemitério de Embu, no interior do Estado de São Paulo. As conclusões são bem robustas, baseadas em depoimentos de especialistas brasileiros e estrangeiros, de que o esqueleto encontrado era mesmo do carrasco nazista, o médico que fez experimentos tão terríveis que lhe valeram o título de "Anjo da Morte". De fato, o trabalho dos peritos da polícia federal foram muito bem realizados na época. O senhor Ben Abraham, ao que tudo indica, se baseou em argumentos frágeis para defender o contrário. Assim fica a boa lição de história desse muito bem realizado documentário. E pensar que um dos mais infames nazistas do campo de concentração de Auschwitz morreu afogado numa praia de Santos, já na velhice, sem ter sido punido por seus crimes contra a humanidade. São tristes caminhos que o destino algumas vezes trilha. O sentimento de indignação dos judeus que sobreviveram assim se torna plenamente compreendido por todos, inclusive pelos realizadores desse filme. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?
    Documentário Nacional
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Que a gente queira que o Brasil seja o país do inventor do avião, vá lá. Afinal se não inventou, o Santos Dumont fez uma grande parte dessa invenção. Agora, ficar disputando pra ser o pais de fuga de monstros nazistas? Alem desse Mengele, já insinuaram que o Hitler também andou por aqui. Que coisa mais sem sentido.
    Ainda mais em Embu das Artes que como diz o nome é um local voltado para as manifestações artísticas.

    ResponderExcluir
  3. Mengele foi aquele tipo de nazista convicto, que morreu nazista mesmo, sem desistir de suas loucuras ideológicas. Já no final da vida escreveu uma carta ao filho na Alemanha dizendo que os brasileiros eram "macacos". Foi um racista FDP até o último momento da vida.

    ResponderExcluir
  4. Eu morei em Diadema próximo ao bairro de Eldorado. Na época era uma lenda de que Mengele tinha morado lá e isso me inspirou a fazer o filme. Isso ficou mais forte quando assisti o filme Maratona Da Morte, que no filme, tinha um personagem baseado no Anjo da Morte. Eu tinha 11 anos, desde então a história me assombra. Marcelo Felipe Sampaio, diretor.

    ResponderExcluir
  5. Muito agradecido Paulo Aluísio. Abs

    ResponderExcluir