sábado, 4 de abril de 2020

Revelações

Título no Brasil: Revelações
Título Original: The Human Stain
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Robert Benton
Roteiro: Nicholas Meyer
Elenco: Anthony Hopkins, Nicole Kidman, Ed Harris, Gary Sinise, Wentworth Miller, Jacinda Barrett

Sinopse:
Baseado no romance de Philip Roth, o filme conta a história do professor universitário Coleman Silk (Anthony Hopkins). Ele sa apaixona por uma mulher mais jovem, a bela Faunia Farley (Nicole Kidman) e tem um relacionamento com ela. Só que vai precisar lidar também com o ex-marido dela, um sujeito desequilibrado e violento.

Comentários:
Esse filme tem um ótimo elenco. Anthony Hopkins é o veterano professor que na terceira idade embarca em um relacionamento amoroso com uma mulher bem mais jovem, interpretada por Nicole Kidman. Tudo caminha muito bem, ele se sente feliz e realizado novamente em sua vida pessoal, mas a alegria dura pouco. No caminho do casal surge o psicótico Lester Farley (Ed Harris), o ex-marido que não aceita de jeito nenhum que sua ex-esposa tenha um novo relacionamento amoroso. E aí a coisa toda desanda. O filme é um thriller de suspense que até considerei muito bom. Um pouco abaixo do nível do elenco, que é realmente excepcional, porém ainda assim um bom filme. Particularmente sempre quis assistir a um filme que reunisse Anthony Hopkins e Nicole Kidman. Pensei que seria em um daqueles maravilhosos filmes ingleses, com muita etiqueta social, passado no século XIX. Só que ao invés disso a Miramax optou por um roteiro mais contemporâneo. Gary Sinise, no elenco de apoio, também está muito bem, logo ele que sempre considerei tão subestimado ao longo dos anos, porém devo dizer que no meio de tantos atores ótimos quem acabou roubando mesmo a cena foi Ed Harris. Ele trouxe fúria para seu personagem, um sujeito que não tem mais nada a perder e está disposto a tudo para recuperar seu ego de macho ferido. Enfim, deixo a dica desse muito bom filme, com elenco excepcional.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Pablo:
    Se não me engano os quatro atores que você cita já ganharam o Oscar. Isso que é esbanjar no elenco pra uma estória, apesar de universal, tão intimista.

    ResponderExcluir
  2. Fazendo um exercício de imaginação, se eu fosse produtor de cinema e tivesse tantos atores dispostos a fazer um filme, teria escolhido outro roteiro, outra história. De qualquer modo, apesar de não estar à altura dos talentos envolvidos, esse filme ainda é bom.

    ResponderExcluir
  3. Nicole Kidman ganhou o Oscar por "As Horas". Anthony Hoplins venceu o Oscar por "O Silêncio dos Inocentes". Ed Harris foi indicado por 4 vezes, mas não venceu nenhuma e Gary Sinise foi indicado 1 vez, por "Forrest Gump", mas também não venceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa das indicações, me enganei.

      Excluir
    2. O Ed Harris já merecia o Oscar desde os tempos de Pollock. Ele é um excelente ator.

      Excluir
  4. Ops, errei o nome do mestre... Anthony Hopkins, claro!

    ResponderExcluir