domingo, 19 de abril de 2020

O Franco Atirador

Título no Brasil: O Franco Atirador
Título Original: The Deer Hunter
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: EMI Films, Universal Pictures
Direção: Michael Cimino
Roteiro: Michael Cimino, Deric Washburn
Elenco: Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken, John Cazale, John Savage, George Dzundza

Sinopse:
Um grupo de amigos de uma cidade industrial dos Estados Unidos é enviado para a Guerra do Vietnã. No país asiático são feitos prisioneiros, submetidos a torturas físicas e psicológicas. A guerra cria traumas praticamente impossíveis de superar, afetando a vida de todos eles. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante (Christopher Walken) e melhor som. Também premiado pelo Globo de Ouro na categoria de melhor filme.

Comentários:
Esse filme foi o grande vencedor do Oscar no ano de 1978. Foi premiado em categorias importantes, inclusive melhor filme, melhor direção e melhor ator coadjuvante (Christopher Walken). O roteiro é nitidamente dividido em três grandes atos. No primeiro é mostrado a vida dos jovens amigos antes da guerra. Eles trabalham em uma indústria pesada de sua cidade. A vida é dura, mas há momentos de felicidade, como o casamento de um deles antes de ir para a guerra do Vietnã. No segundo ato temos os personagens visitando o inferno no sudeste asiático. A guerra no Vietnã se mostra um beco sem saída. Eles são capturados pelos inimigos e submetidos a torturas, inclusive um jogo de vida ou morte com roleta russa. Enquanto os americanos puxam o gatilho contra a cabeça, os vietcongues apostam em quem vai sobreviver. O terceiro e último ato mostra o retorno de Michael (Robert De Niro) aos Estados Unidos. Ele é o único que consegue sair são e salvo do Vietnã. Tentando recomeçar sua vida ele tenta iniciar um romance com Linda (Meryl Streep), que trabalha em um supermercado da cidade. O caso entre eles porém nunca consegue decolar. Esse filme traz todas as qualidades e defeitos que marcaram a filmografia de Michael Cimino. Entre suas qualidades estava o domínio de mostrar cenas bem elaboradas, envolvendo um grande número de atores. De seus defeitos podemos perceber o corte excessivo do filme, que resultou numa duração de quase 3 horas. Mesmo assim é um clássico do cinema que merece ser redescoberto, principalmente para quem se interessa pela história do Oscar.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Cinema
    O Franco Atirador
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que finado Paulo Francis detestava esse filme,chamava de "fascista" prá baixo...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu revi o filme ontem e não captei nenhuma mensagem fascista no roteiro. Basicamente é uma história sobre jovens comuns que vão para o Vietnã e isso destrói o resto da vida deles.

    ResponderExcluir
  4. Dom Pablo, assisti esse filme em um Supercine da vida, lá nos anos 80, por isso não lembro muito bem do filme. Mais tenho uma lembrança bem clara na minha mente, a de que o filme é longo... muito longo!

    ResponderExcluir
  5. Lord Erick, são 183 minutos de filme. O espectador tem que reservar um bom tempo do dia para vencer esse filme. Porém como revi ontem digo que não se torna cansativo. É um bom filme que se sustenta bem, apesar da longa duração.

    ResponderExcluir
  6. Eu também o vi no Supercine e revi, anos após, em vídeo. É um filme pra baixo. A guerra do Vietnam tirou o americano médio do torpor idílico que eles viviam desde o final vitorioso da segunda guerra mundial. O "sonho" já havia acabado e não havia mais espaço para filmes de soldados heróis de guerra. Até o Rambo, que era uma perfeita maquina de matar humana, criada para ao guerra, vinha com uma grande crítica social embutida. O Franco Atirador é como diz o titulo aportuguesado, franco.

    ResponderExcluir
  7. Ótima observação Serge. Pois é, a Guerra do Vietnã foi o fim do sonho americano, da visão do exército invencível, que podia tudo. Foi uma virada de página dolorosa na história dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  8. Pablo:
    Você já pensou se justamente nesse caso resolvem traduzir ipsis litteris o titulo original desse filme The Deer Hunter, "O Caçador de Veados", ainda mais no Brasil de 1978, ia ficar parecendo uma pornochanchada gay. kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Seria muito complicado, para não dizer o mínimo. E falando nisso achei essas cenas de caçadas pouco aproveitadas pelo diretor. Ele perde quase 40 minutos de filme mostrando um casamento e não desenvolve melhor essa parte da caçada. Parou no meio do caminho, ao meu ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse parte do casamento quase nos faz desistir do filme.

      Excluir