quarta-feira, 29 de abril de 2020

Mestres do Universo

No passado as coisas funcionavam mais ou menos assim: um filme fazia sucesso no cinema e virava desenho animado ou histórias em quadrinhos. A última fase era virar brinquedo, mas para isso tinha que ser muito popular entre a criançada. Com o personagem He-Man as coisas foram inversas. Primeiro inventaram os brinquedos. Depois com o sucesso de vendas criaram o desenho animado. Por último é que finalmente ganhou uma versão para o cinema. E He-Man fez muito sucesso nos anos 80. O desenho animado era campeão de audiência na TV (inclusive no Brasil), o que consagrou sua adaptação para outros meios, como o cinema.

O curioso é que na época todo estúdio de Hollywood queria esses direitos autorais, mas quem acabou levando a melhor foi a companhia cinematográfica Cannon. Pertencente a dois produtores independentes, eles tinham uma proposta ousada e agressiva de fazer cinema, comprando direitos de personagens populares, para baterem de frente com os grandes estúdios. O problema é que nem sempre eles tinham o dinheiro suficiente para fazer bons filmes. Isso aconteceu também com "Superman IV". Eles compraram os direitos do personagem, mas não tinham fundos suficientes para bancar o filme. O resultado? Filmes B, bem ruins e mal produzidos.

Com He-Man aconteceu a mesma coisa. Eles não tinham os recursos para fazer um bom filme, tanto que desistiram de recriar o mundo, o universo em que He-Man vivia sua aventuras. Ao contrário disso trouxeram todos os personagens para o mundo atual (entenda-se o mundo dos anos 80, nos Estados Unidos). O resultado foi bem fraco, ruim, pífio mesmo. Dolph Lundgren tinha o porte físico para encarnar o herói, mas não sabia representar bem (ele nunca melhorou nesse aspecto) e o único grande ator do filme, Frank Langella, ficou soterrado sob forte maquiagem pois interpretava o vilão Esqueleto. Assim, apesar do tom nostálgico que pode atingir alguns a rever esse filme, o fato é que ele é mesmo bem ruinzinho. Já era fraco nos anos 80 e hoje em dia, com efeitos especiais datados, ficou ainda pior.

Mestres do Universo (Masters of the Universe, Estados Unidos, 1987) Direção: Gary Goddard / Roteiro: David Odell / Elenco: Dolph Lundgren, Frank Langella, Meg Foster, Billy Barty / Sinopse: O herói He-Man (Lundgren) precisa ir até o planeta Terra para salvar um grupo de crianças e adolescentes das garras do vilão Esqueleto (Langella).

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cinema dos anos 80
    Mestres do Universo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Sobre esse filme eu só consigo dizer uma coisa: outro dia eu vi um envelhecido Dolph Lundgren no filme Um Tira no Jardim da Infância 2 e vi que ele consegue ser pior que o Arnold Schwarzenegger. He Man trocar o cabelo tigelinha por mullets? 6 por meia dúzia.

    PS. Você saberia me dizer se a gravação do Elvis de Hey Jude, que tem no YouTube, foi gravada em algum ensaio ou apresentação ao vivo?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca vi esse 2. O 1 já me basta! rsrsrs

    Hey Jude com Elvis: Nasceu como ensaio, mas ficou tão bom que a RCA Victor colocou no álbum Elvis Now de 1972.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei meio estranha, com risadas no final, e a voz do Elvis está num tom mais alto que o habitual, parece que ele tentou imitar o Paul.

      Excluir