sábado, 25 de abril de 2020

Cenas de uma Família

Título no Brasil: Cenas de uma Família
Título Original: Mr. & Mrs. Bridge
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: James Ivory
Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala
Elenco: Paul Newman, Joanne Woodward, Saundra McClain, Margaret Welsh, Kyra Sedgwick, Simon Callow

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Evan S. Connell, o filme conta a história do casal Bridge. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família de classe alta começa a desmoronar devido à natureza conservadora do patriarca e aos valores progressivos de seus filhos.

Comentários:
A atriz Joanne Woodward foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por esse trabalho de atuação. Muito merecido. Ela foi inclusive a pessoa que mais lutou para que esse filme fosse produzido. Esposa por longos anos do galã e mito do cinema Paul Newman, ela tinha grande carinho por esse filme que é um drama sensível de época que valoriza bastante o aspecto familiar do casal Bridge. O grande patriarca Walter Bridge (Newman) é um homem que resiste às mudanças dos novos tempos. Ele foi criado dentro de uma certa tradição e não abre mão disso. Os filhos, claro, pertencem a outra geração e não querem seguir nessa linha. E no meio desse verdadeiro cabo de guerra entre o pai e seus filhos surge a esposa India Bridge (Joanne Woodward) como fonte de equilíbrio e sensatez. O roteiro coloca em primeiro plano assim os conflitos familiars e suas consequências. As duas filhas estão sempre com problemas a superar em relação aos anseios do pai. Pior é o relacionamento com o filho que tem planos para sua vida, mas que o pai sempre coloca abaixo por não concordar com eles. Por fim há uma bela produção em cena. De fato o casal Newman poucas vezes esteve tão elegante em um filme. Os figurinos são de primeira linha e o filme como um todo agrada bastante, principalmente para um público mais refinado que esteja procurando um filme com mais classe e elegância.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema
    Cenas de uma Família
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca na história da humanidade houve um distanciamento, um choque de gerações, mais contundente do que o que aconteceu entre meados da década de "50 até meados da década de "70. Nunca jovens e adultos se distanciaram tanto ao ponto de muitos país se infantilizarem no vestuario, gosto musical,etc.para tentar acompanhar seus filhos.
    Quando leio a sua resenha e o filme trata desse assunto já na segunda guerra mundial, se percebe que a coisa já vinha borbulhando e o rock, o Elvis, o James Dean, o Marlon Brando provocaram a faísca que detonou um processo que criaria o finalmente o jovem como pessoa e não como um pré velho.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. A cultura jovem nasce justamente nesse período histórico. Havia filmes, discos, roupas, tudo voltado para os jovens e isso era algo novo dentro da sociedade. Foi uma verdadeiro revolução de costumes, moldada nessas mudanças sociais.

    ResponderExcluir