segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O Circo

Título no Brasil: O Circo
Título Original: The Circus
Ano de Lançamento: 1928
País: Estados Unidos
Estúdio: Charles Chaplin Productions
Direção: Charles Chaplin 
Roteiro: Charles Chaplin 
Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Merna Kennedy, George Davis, Henry Bergman, Tiny Sandford

Sinopse:
O adorável vagabundo Carlitos (Charles Chaplin) é confundido com um criminoso. Para fugir ele acaba entrando em um circo onde passa a trabalhar em diversas funções. Não demora muito e logo chama a atenção se tornando popular como o mais querido palhaço do picadeiro. 

Comentários:
Chaplin teve a inspiração para escrever o roteiro desse filme após levar seus filhos ao circo. Ele sempre dizia que a arte circense era a mais pura e bela das tradições artísticas. Inicialmente Chaplin quis homenagear a figura do palhaço, mas depois chegou na conclusão que um circo trazia inúmeros possibilidades de desenvolver sequências de humor com seu personagem Carlitos. Na vida pessoal Chaplin vinha enfrentando diversos problemas, principalmente no custoso divórcio de Lita Grey. Ela acabou vencendo Chaplin nos tribunais e levou grande parte de sua fortuna.  De qualquer forma, o filme não foi prejudicado no resultado final. Aqui Chaplin buscou apenas divertir seu público, sem o uso de suas mensagens sociais que tanto enriqueceram seus outros clássicos na época. "O Circo" assim é exatamente isso, uma boa comédia, cheia de gags divertidas. Nesse aspecto o filme não decepcionou o público de Charles Chaplin quando chegou aos cinemas. O público queria rir no cinema e Chaplin proporcionou exatamente isso a todos que pagaram um ingresso. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Chaplin, como comunista que era, tinha predileção por marginais. Isso fica mais que claro desde esse personagem do filme do post, passando pelo vagabundo Carlitos, ate o Monsieur Verdoux, um assassino em série, já no cinema falado.
    Esse tendência lhe custou caro nos EUA da guerra fria.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo o posicionamento de Chaplin. Ele viveu em tempos de crise. O horror nazista estava acontecendo. Muitas pessoas da época se tornaram socialistas por causa disso. Era uma postura política de reação a isso, embora a ideologia de esquerda também cometesse atrocidades naqueles tempos sombrios.

    ResponderExcluir