domingo, 29 de outubro de 2023

Irmã Morte

Irmã Morte
Eu sempre tenho escrito que o cinema de terror produzido atualmente na Espanha é um dos melhores do mundo. Não deixa nada a desejar se compararmos com os filmes produzidos nos Estados Unidos e Inglaterra, os redutos mais tradicionais de produção desse gênero cinematográfico. Pois bem, via de regra os filmes feitos na Espanha são muito bons. O último que havia assistido não me agradou muito, mas agora com esse novo filme as coisas voltaram ao seu normal.  Esse é o caminho certo que os filmes de terror devem seguir. Perceba que o filme não tem efeitos digitais e mesmo assim o espectador não sente falta deles. Na verdade franquias como "A Freira" deveriam sim aprender mais com esse roteiro de como as coisas podem ser bem feitas sem se tornarem em nenhum momento apelativas. E nem precisa também ofender a inteligência do espectador. É tudo uma questão de ter um roteiro inteligente em mãos para se trabalhar. 

No filme temos essa jovem que está prestes a fazer seus votos definitivos como freira. Na infância ela alegava ter visões da própria virgem Maria, o que a levou a ser chamada de Menina Santa. Ela cresceu, se tornou uma jovem muito religiosa e agora está em um convento, trabalhando como professora de literatura para uma classe de meninas. Só que não demora muito e ela começa a ter visões sobrenaturais onde está vivendo, dentro dos próprios muros do convento. Esse lugar foi palco de uma história simplesmente sombria no passado e pelo visto velhos fantasmas ainda sedentos de justiça voltaram para acertar contas com algumas religiosas dessa ordem de freiras. Gostei de praticamente tudo por aqui. O final é de certo modo simples, pois a chave de toda a história também é simples, mas quem disse que algo assim não pode ainda funcionar? No meu caso tudo soou muito bem, com roteiro onde não falta nada e nem apresenta excessos ou exageros sensacionalistas. Mais um filme de terror nessa já vasta coleção de bons filmes de suspense e sobrenatural produzidos na Espanha. Vale muito a pena assistir e está bem acessível no catálogo da Netflix no momento. 

Irmã Morte (Hermana muerte, Espanha, 2023) Direção: Paco Plaza / Roteiro: Jorge Guerricaechevarría / Elenco: Aria Bedmar, Almudena Amor, Maru Valdivielso / Sinopse: Jovem noviça, prestes a se tornar freira, começa a ter visões no convento onde vive e trabalha. Ao que tudo indica essas visões possuem um elo de ligação com eventos traumáticos e criminosos que aconteceram ali no passado entre os muros dessa mesma instituição religiosa. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Por algum motivo as histórias de terror de paises latinos, isso incluindo o Brasil, são mais assustadoras.

    ResponderExcluir
  2. Em meu ponto de vista a cultura católica até favorece esse tipo de situação. O catolicismo e seus dogmas é bem forte na cultura ibérica em geral.

    ResponderExcluir