quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Como Se Tornar um Tirano

Título no Brasil: Como Se Tornar um Tirano
Título Original: How to Become a Tyrant
Ano de Lançamento: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Jonah Bekhor
Roteiro: Rachel Elder
Elenco: Peter Dinklage (narrador), Adolf Hitler, Benito Mussolini, Saddam Husseim, Muammar Gaddafi, Josef Stalin (em imagens de arquivo). 

Sinopse:
Como se fosse um guia para tiranizar povos, esse documentário mostra os mais infames e sangrentos ditadores e tiranos da história, mostrando em detalhes como chegaram ao poder para escravizar e destruir as nações que governaram com mão de ferro e sangue. Lições de história para se aprender e não se repetir nunca mais!

Comentários:
Pense muito bem antes de sair apoiando pretendentes a ditadores sanguinários. Como nos ensina os capítulos da história, isso nunca acaba bem e na imensa maioria das vezes o que se colhe desse tipo de situação é um banho de sangue jorrando pelas cidades das nações governadas por essa ditaduras. É bem o que vemos aqui nesse documentário que segue basicamente a mesma linha do documentário "Como se Tornar um Líder de Seita" que anteriormente comentei aqui no blog. Em tom de fina ironia o roteiro se mostra como um guia para se tornar um tirano, mas claro que na substância temos aqui um alerta do que pode acontecer. E o mais célebre de todos os tiranos e ditadores da história, Hitler, é o carro abre-alas dessa tragédia histórica. Ele destruiu o Estado Democrático de Direito na Alemanha, a chamada República de Weimar e o povo alemão pagou muito caro por esse apoio com milhões de mortos, além da mais nefasta página da história da humanidade, o holocausto. A grande lição é simples de aprender. Não pense em apoiar qualquer sistema de ditadura pois a próxima vítima certamente será você mesmo e seus familiares! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O problema hoje são as tiranias da esquerda, dissimuladas em democracias elas avançam a passos largos pelo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Nem de direita e nem de esquerda! Ditadura jamais, nunca mais!

    ResponderExcluir