terça-feira, 31 de outubro de 2023

Eu Me Vingarei

Título no Brasil: Eu me Vingarei
Título Original: The Gambler from Natchez
Ano de Produção: 1954
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Henry Levin
Roteiro: Gerald Drayson Adams, Irving Wallace
Elenco: Dale Robertson, Debra Paget, Thomas Gomez

Sinopse:
Década de 1840. New Orleans. Após cumprir vários anos de serviço militar o capitão Vance Colby (Dale Robertson) retorna ao lar para reencontrar o pai mas é surpreendido pela notícia que ele foi morto após ter supostamente trapaceado em um jogo de cartas. Vance não se convence da estória pois seu pai sempre fora um homem honesto nos jogos de cartas. Ao lado de um amigo, o também veterano capitão Barbee (Thomas Gomez), e de sua filha Melanie (Debra Paget), ele começa a investigar o que de fato teria acontecido com seu velho.

Comentários:
A figura do jogador de cartas do velho oeste sempre prosperou na imaginação dos fãs de western. O exemplo mais conhecido foi Doc Holliday, o mais famoso carteador e pistoleiro do oeste selvagem. Assim variações desse tipo de personagem sempre povoaram as produções do gênero. Esse "The Gambler from Natchez" se passa praticamente todo nesse universo. Como se sabe um jogo de cartas naquele tempo quase sempre terminava com pistolas em punho. A mera desconfiança de que algo estava errado e de que alguém estava trapaceando já era motivo suficiente para os jogadores sacassem suas armas para duelos onde ao final apenas um homem ficava de pé. Apesar da boa trama não vá esperando nada muito complexo ou sofisticado demais. O filme se assume como puro entretenimento realmente. No elenco vale destacar a presença da bela Debra Paget, certamente uma das mais lindas atrizes de Hollywood durante os anos 1950. Os admiradores de pin ups ficarão um pouco surpresos pois ela, que era considerada uma loira exuberante, surge em cena aqui com os cabelos pintados de negro - e que na minha opinião não ficaram tão bem como seus cabelos loiros. Mas isso é o de menos no final das contas, pois "The Gambler from Natchez" vale mesmo por sua proposta inicial. Um bom western que vale a pena ser conferido.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou a atenção foi a Debra Paget no elenco. A ironia e que, se não me engano, a maior parte da fama dela advém justamente de trabalhar num filme com o incipiente ator e rei do rock, Elvis Presley. Fez pouco caso do seu amor por causa de um homem rico, Howard Hughes, e hoje deve o sucesso ao Elvis. Ou estarei enganado?

    ResponderExcluir
  4. Claro que fazer um filme com Elvis ajudou ela na carreira, mas o fato é que ela já fazia filmes antes disso, como no caso do filme dessa postagem que é de 1954, dois anos antes de Love Me Tender. Eu acredito que ela conseguiu abrir as portas de Hollywood por causa de sua beleza. Ela era uma jovem mulher extremamente bela.

    ResponderExcluir