terça-feira, 17 de outubro de 2023

Marlon Brando - The Appaloosa

Em 1966 o ator Marlon Brando aceitou o convite do diretor Sidney J. Furie para atuar no faroeste "The Appaloosa". No Brasil o filme acabou recebendo o título de "Sangue em Sonora". Não foi um filme fácil de se fazer. Toda a equipe técnica e elenco tiveram que se deslocar até St. George, no deserto de Utah, para rodar algumas cenas.

O lugar era desolado e de difícil acesso. Marlon Brando odiou a região por ser seca demais e quente além da conta. Para ele também era insuportável ter que ficar longe da Califórnia. Por isso após algumas semanas de filmagens todos retornaram.

O filme seria completado no Arizona, que ficava na fronteira da Califórnia, bem mais perto de Los Angeles, onde o ator havia fixado sua residência. Foi uma jogada de sorte porque anos depois se descobriu que o lugar onde eles estavam filmando tinha sido usado para testes nucleares. Caso tivessem ficado mais tempo por lá Brando poderia ter o mesmo destino de John Wayne que morreu de câncer, para muitos decorrência dele ter filmado naquela mesma região anos depois. Era uma terra com altos índices de radiação.

"The Appaloosa" foi recebido com uma certa frieza por parte dos críticos. O fato é que Marlon Brando tinha atuado em tantas obras primas ao longo dos anos em sua carreira, que tudo o que tivesse seu nome no cartaz era esperado com ansiedade.Quando surgia um filme tecnicamente apenas mediano, bem realizado, mas normal, criava uma certa insatisfação entre seus admiradores. O normal não era definitivamente bem aceito em se tratando de Marlon Brando. Todos esperavam pelo excepcional. Talvez por isso o ator tenha sido esquecido na temporada de premiações. Ao invés de seu nome ser indicado ao Globo de Ouro, quem acabou levando a nomeação foi John Saxon, seu companheiro de tela. Isso mesmo todos sabendo que atuação de Brando havia sido muitas vezes superior. Uma espécie de "punição" por ele ter feito um filme tão convencional.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. kkkkkk Se mostrarem o Marlon Brando dormindo o filme todo ele ainda teria uma interpretação melhor que a do John Saxon, basta ver esse ator em Operação Dragão, do Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  2. Realmente entre esses dois não há comparação, em tempo nenhum, em filme nenhum também...

    ResponderExcluir