sábado, 7 de outubro de 2023

Basquiat - Traços de Uma Vida

Título no Brasil: Basquiat - Traços de Uma Vida
Título Original: Basquiat
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Julian Schnabel
Roteiro: Lech Majewski, John Bowe
Elenco: Jeffrey Wright, Michael Wincott, Benicio Del Toro

Sinopse:
O filme conta a história real do artista Jean Michel Basquiat, um jovem negro de periferia que lutou bastante para viver apenas de sua arte pelas ruas de Nova Iorque. E na sua luta diária pela sobrevivência, ele também precisou lutar contra o vício em drogas pesadas. 

Comentários:
Nem todos os artistas terão sucesso. Nem todos os que dedicam sua vida à arte irão alcançar o pico da glória, da rqueza e do reconhecimento. Muitos vão ficar pelo meio do caminho, perdidos na pobreza e na miséria, enquanto outros só serão reconhecidos após sua morte. Esse filme retrata a história de um artista de rua de Nova Iorque que precisou vencer muitas barreiras, não apenas as portas fechadas para sua expressão artística, mas também a luta interior contra demônios de sua alma, como a luta contra as drogas que estavam dominando sua mente. Um filme sincero, honesto, tocante e muito bem realizado. Foi bastante elogiado em seu lançamento e ganhou diversos prêmios cinematográficos na época. O retrato de um artista que lutou por sua arte, mesmo contra todas as adversidades. Sua mensagem e seu exemplo de vida seguem tão atuais quanto em seu lançamento original, nos anos 90. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O irmão do gênio Van Gogh era Marchand e ele não deu certo como pintot enquanto vivo, imagine os menos privilegiados.

    ResponderExcluir
  2. O artista sempre viverá em sua arte. Penso que a arte é o mais próximo da imortalidade que um ser humano possa chegar.

    ResponderExcluir