sábado, 21 de outubro de 2023

Bobby Kennedy Para Presidente

Título no Brasil: Bobby Kennedy Para Presidente
Título Original: Bobby Kennedy for President
Ano de Lançamento: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: RadicalMedia
Direção: Dawn Porter
Roteiro: Dawn Porter
Elenco: Bobby Kennedy, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard Nixon, Martin Luther King (em imagens de arquivos). 

Sinopse:
Esse documentário conta a história do político norte-americano Bobby Kennedy. Irmão do presidente John Kennedy, ele tentou se eleger presidente após a morte de seu irmão, mas acabou sendo assassinado em plena campanha eleitoral em 1968. Um crime político que até hoje em dia desperta muitas dúvidas. 

Comentários:
Esse documentário é muito bom. Começa com pinceladas sobre a juventude de Bobby, passando pela sua fase como procurador geral, mostrando a morte do irmão, sua eleição a senador e finalmente sua campanha para a presidência, onde acabou sendo morto a tiros no hotel Ambassador após um discurso de campanha. O documentário assume a defesa de Bobby, o mostrando como um homem honesto e de valor. Pode realmente ser que ele fosse mesmo um político bem intencionado, mas em relação aos Kennedy eu sempre fico com um pé atrás. Até mesmo pelo que sei de seu envolvimento com Marilyn Monroe (que o documentário obviamente ignora), entendo que ele também mentia e tinha uma vida dupla. Só que os realizadores aqui não quiseram macular sua memória em nenhum nível. Então a imagem passada é realmente de um homem de muito valor pessoal e político. De qualquer forma algo é inegável em relação a esse documentário: é realmente muito bem produzido, bem roteirizado, resgatando imagens históricas (e algumas inéditas) da vida de Bobby. Assim fica mais do que bem recomendado. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Uma coisa e fato: O Joseph Kennedy, o patriarca do clã, fez diversos acordos com a Mafia pra eleger o John e vários redutos que o John ia muito mal com os eleitores e a Máfia lhe abriu as postas para angariar os votos necessários. Não da pra entender, como assim que assumiu o John colocou desse descebrado do Bob como procurador da republica e esse imediatamente empreendeu uma cruzada justamente contra os criminosos que haviam ajudado seu pais e eleger seu irmão e não só esperavam recompensa, mas também reconhecimento implícito, e não perseguição implacável. Não tem como não pensar que isso provocou não só a morte precoce do John Kennedy, com poucos anos depois a morte do próprio Robert Kennedy.
    Agora como uma família tão inteligente como os Kennedys teve atitudes tão pouco sensatas e tão misterioso quanto o sumiço de outra vitima do Bob, o Jimmy Hoffa.

    ResponderExcluir
  2. De todas as teorias existentes sobre as mortes dos irmãos Kennedy essa do acerto de contas com a máfia sempre me pareceu a mais concreta. Realmente os chefões se sentiram traídos. Ajudaram na eleição de JFK e depois foram perseguidos por eles. Não podia terminar bem.

    ResponderExcluir