quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O caso homossexual de John Lennon

O caso homossexual de John Lennon
O boato sempre existiu. E conforme os anos foram passando pareceu ainda mais crível. E o que dizia essa fofoca que circulava entre os fãs dos Beatles? Dizia que John Lennon havia tido um caso amoroso com o empresário da banda, Brian Epstein. Inclusive Brian teria se esforçado tanto pelos Beatles justamente porque nutria uma paixão por Lennon. Afinal ele era um homem rico, dono de empresas de sucesso em Liverpool. Naquela fase de sua vida não teria a menor necessidade de se envolver tanto com aqueles jovens de uma banda estridente que tocava em uma caverna no lado mais proletário da cidade. Talvez o fato dele ter se interessado por John como promissor amante em potencial tenha feito ele se tornar empresário daqueles teddys boys. 

John Lennon obviamente conhecia os boatos e não reagia bem quando os ouvia. Certa vez partiu para a agressão física contra um antigo conhecido em uma festa em Liverpool. E tudo porque ele teria perguntado a John se ele estava mesmo namorando Brian. O jovem Beatle, já bastante embriagado, partiu para cima do sujeito na frente de todos, tendo que os demais membros de seu grupo apartar a briga. Um fato lamentável, nada condizente com a imagem de paz e amor que John tanto lutou para construir em torno de si mesmo ao longo dos anos. Além disso nos dias de hoje algo assim pegaria muito mal. Afinal a violência por parte de John deixaria claro que ele também era, em certa medida, um homofóbico! 

Nos anos 60 o Beatle John Lennon fez uma viagem de férias até a Espanha com o empresário do grupo Brian Epstein, que era notoriamente gay. Alguns livros dizem que eles tiveram um tórrido romance homossexual de verão na Espanha, mas outros afirmam que tudo não passou de mera provocação. Um antigo amigo de Lennon disse entretanto que o Beatle confidenciou a ele que teria deixado Epstein passar a mão em todo o seu corpo nu, com o pênis ereto. De qualquer forma nunca saberemos a verdade pois ela foi para o túmulo com Epstein e Lennon. E quando Brian morreu precocemente, vítima de overdose acidental de pílulas, John teria se fechado ainda mais, jamais aceitando sequer que uma pergunta sobre isso lhe fosse feita. 

Também é importante salientar que o empresário dos Beatles começou a ter muitos problemas emocionais após o casamento de John com Cynthia. Ela ficou grávida e John resolveu se casar com a jovem namorada. Brian ficou arrasado. Com um filho na jogada, John jamais assumiria nada com ele. Além disso tinha o problema da fama dos Beatles. Nos anos 60 teria sido um grande escândalo, com potencial para destruir o grupo, se Lennon admitisse qualquer caso homossexual e justamente com o empresário de sua banda. De qualquer forma as relações foram cortadas. Quando Brian morreu as coisas andavam tensas entre ele e os Beatles. Eles tinham parado com os shows ao vivo e andavam reclamando com Brian de alguns erros que ele havia cometido, inclusive em relação a contratos com a gravadora e empresas que fabricavam produtos com a marca dos Beatles. E tudo parece ter contribuído para Brian Epstein ter morrido ainda bem jovem, de uma maneira que deixou todos que o conheceram bastante chocados!

Pablo Aluísio. 

2 comentários: