sábado, 14 de outubro de 2023

Ehrengard: A Ninfa do Lago

Título no Brasil: Ehrengard: A Ninfa do Lago
Título Original: Ehrengard: The Art of Seduction
Ano de Lançamento: 2023
País: Dinamarca
Estúdio: Film Sözlük
Direção: Bille August
Roteiro: Anders Frithiof August, Karen Blixen
Elenco: Alice Bier Zanden, Emil Aron Dorph, Kit Eichler

Sinopse:
Um jovem pintor acaba se envolvendo numa rede de intrigas com membros da nobreza. Ele precisa evitar que pessoas influentes descubram que o filho de uma duquesa se casou com uma jovem que já estava grávida de outro homem. E para manter as aparências vale tudo ou... quase tudo. 

Comentários:
Eu gosto de filmes ambientados nos séculos XVIII e XIX. A nobreza ainda estava no poder na Europa e não tinha sido arrancada de la pelo furacão da Revolução Francesa. Nesses tempos o que prevalecia entre os nobres europeus eram as intrigas pessoais, as conspirações amorosas, a fuga do mundo real... onde jovens privilegiadas viviam em um mundo à parte, cuja principal preocupação era arranjar um homem rico e de boa linhagem para se casar. O filme assim se desenvolve nesse tipo de panorama social. Muita futilidade envolvida entre os personagens, o que necessariamente não é algo ruim, muito pelo contrário. Antes das cabeças nobres rolarem na guilhotina o dia a dia era o que é bem demonstrado nesse filme. Um clima de libertinagem, fofocas e futilidades dominavam os salões chiques e ricos de uma Europa prestes a ruir de forma avassaladora. Antes da matança havia muitos bailes luxuosos. E todos pareciam muito honrados e dignos, mesmo que por baixo dos panos a hipocrisia, a mentira e a falsidade imperassem. De qualquer forma esqueça esse quadro político pois o roteiro está mais preocupado em mostrar sua história de novela romanceada. E é só. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pois e Pablo:
    Pena que, assim como na "democracia" brasileira, nas monarquias europeia, os trabalhadores, as pessoas, eram sacrificados para sustentar com altos impostos esse ócio e a boa vida da corte. Como não há bem que sempre dure, deu no que deu.

    ResponderExcluir
  2. Relembrando que apesar do meu texto esse não é um filme de teor político. É um romance ao velho estilo.

    ResponderExcluir